Inmet emite alerta: Sudeste sob ameaça de chuvas fortes

Estado do Rio está na rota crítica; volume maior é esperado para sexta, mas no sábado o tempo já deve melhorar
quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Inmet emite alerta: Sudeste sob ameaça de chuvas fortes

Nesta terça-feira, 21, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  emitiu um alerta  sobre a possibilidade de chuvas intensas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Em nota, os órgãos federais recomendam que as autoridades estaduais e municipais de proteção e Defesa Civil alertem a população vulnerável a enchentes e deslizamentos para o risco. A Região Sudeste está cercada pela rota chuvosa e volumosa. A projeção é de chuvas fortes, principalmente nesta sexta-feira, 24. A melhora do tempo está prevista para o sábado, 25.  

O emitiu alerta laranja para o Espírito Santo, parte de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Entre os estados que receberam o alerta conjunto, há locais que já estão sofrendo com as fortes chuvas desde sexta-feira, 17, como a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

Os alertas são para os locais de risco, que sofrem com chances de alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e enxurradas. O alerta emitido pela Defesa Civil Nacional priorizou as áreas de risco, isso porque também há chances de acontecer um ciclone subtropical que pode se formar entre hoje, 23, e sexta-feira, 24. Com isso, os institutos avisam que havendo chuvas fortes, o risco de alagamentos e deslizamentos são altos nas regiões de risco e nas que ainda não se recuperaram das últimas chuvas.

As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a estarem em constante comunicação com os demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção. Além do mais, é necessário que os moradores de áreas de risco ou que já tenham registrado desastres anteriormente, procurem órgãos locais de Defesa Civil para ter acesso ao plano de contingência de suas regiões. É de extrema importância conhecer rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio aos desastres.

 Alertas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) envia alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura. Os moradores devem ficar atentos a esses canais, e caso não estejam cadastrados, devem fazer a inscrição.Para se cadastrar, basta enviar SMS com o CEP da rua onde mora para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará sucesso da operação. É permitido cadastrar mais de um CEP.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima