Indústrias do Centro-Norte já recuperaram 74% das vagas perdidas na pandemia

Setor de confecções liderou o processo de contratações em novembro, diz Firjan
sexta-feira, 08 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Indústrias do Centro-Norte já recuperaram 74% das vagas perdidas na pandemia

Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) através da plataforma Retratos Regionais aponta que as indústrias do Centro-Norte Fluminense recuperaram, de julho a novembro do ano passado, 73,9% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e pelas incertezas em relação à economia no Brasil. O setor perdeu 1.683 vagas de março a junho e recuperou 1.244 entre julho e novembro.

A análise do setor industrial, que engloba a indústria de transformação, extrativa, construção e os serviços industriais de utilidade pública, mostra que o setor manteve desempenho positivo em novembro (+ 309 vagas) e registrou o quinto mês consecutivo de contratações. As confecções (+ 119 vagas); produtos de metal (+ 60) e produtos alimentícios (+ 45 contratações) foram os setores que mais se destacaram. Os segmentos de fabricação de bebidas e a construção civil registraram + 21 e + 20 vagas, respectivamente.

Em Nova Friburgo, maior município da região, as indústrias abriram 250 postos de trabalho entre julho e novembro. Em Cachoeiras de Macacu foram (+ 28 contratações); Bom Jardim (+ 19); Carmo (+ 8); Duas Barras (+ 8); Cantagalo (+ 3); Macuco (+ 3) e Sumidouro (+ 4). Três municípios tiveram saldo negativo neste período, ou seja, mais demissões do que contratações: São Sebastião do Alto (- 9 postos de trabalho); Cordeiro (- 8) e Santa Maria Madalena (- 1). Trajano de Moraes teve resultado zero, ou seja, não registrou nem contratações, nem demissões.

Recuperação também no comércio 

Levando em consideração todos os setores econômicos, em novembro, o comércio abriu 343 empregos e recuperou todas as vagas perdidas entre março e julho. Já o setor de serviços, que viu as contratações serem retomadas de maneira mais lenta, abriu 205 postos no mês e alcançou 34,7% no indicador de recuperação de vagas.

Análise regional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de geração de novos postos de trabalho formais. O resultado de novembro (+ 32.673 contratações) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas no 11º mês de 2020 ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+ 16.089); setembro (+ 9.449) e agosto (+ 5.230).

Todas as regiões do Estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas, seguida pela Baixada Fluminense (+ 5.721), Região Leste (+ 5.302) e Sul (+2.628).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em um painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Também está sendo disponibilizado o Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios | Emprego