Índice de confiança de empresários registra nova alta em setembro

Pesquisa da Firjan atingiu 56,9 pontos e revela boas expectativas para os próximos seis meses
quinta-feira, 01 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Índice de confiança de empresários registra nova alta em setembro

                   O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado esta semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), registrou nova alta em setembro e atingiu 56,9 pontos. O resultado aponta otimismo, explicado pelas expectativas dos empresários do ramo para os próximos seis meses. Esse é o segundo resultado positivo desde abril - mês em que a confiança dos industriais apresentou a primeira queda por conta da pandemia do coronavírus - e com isso o índice se aproxima do patamar de setembro do ano passado (57,7 pontos).

                 A pesquisa, composta pelos indicadores de condições atuais e expectativas para os próximos seis meses, varia de zero a 100 pontos. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo. De acordo com a Firjan, o movimento de alta reflete, em especial, a retomada das atividades econômicas e consequentemente a situação das empresas.

                   O indicador de expectativas para os próximos seis meses cresceu 1,9 ponto na comparação com o mês de agosto e atingiu 60,5 pontos, ultrapassando a média histórica de 54,9 pontos. As expectativas relacionadas à economia brasileira e à empresa tiveram alta e registraram 59,2 e 64,1 pontos, respectivamente. Já a expectativa em relação ao estado teve queda de 0,7 ponto e se mantém no patamar pessimista (47,4 pontos).

                   O indicador de Condições atuais teve alta de 5,6 pontos, mas ainda se encontra no campo negativo (49,7 pontos). Os três itens analisados no indicador - condições da economia brasileira, condições do Estado e condições da empresa - apresentaram melhora, mas apenas o item “condições da empresa” ultrapassou os 50 pontos. A pesquisa, realizada de 1º a 11 de setembro, pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/3dsOfvz.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra