Inadimplentes já podem voltar a ter a luz cortada a partir de agosto

Interrupção do fornecimento continua proibido apenas para famílias de baixa renda e consumidores com equipamentos essenciais à vida
sábado, 25 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Inadimplentes já podem voltar a ter a luz cortada a partir de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira, 21, a revisão da resolução normativa 878/2020, que estabelece um conjunto de medidas do serviço de distribuição de energia durante a pandemia da Covid-19, entre elas, a proibição do corte de luz em meio à pandemia. A partir de 1º de agosto, as distribuidoras de energia elétrica podem voltar a cortar a luz dos consumidores que não estiverem com suas contas em dia. A ação estava suspensa desde março por conta da pandemia do coronavírus. O corte para consumidores de baixa renda, no entanto, continuará sendo proibido.

De acordo com as novas regras da Aneel, diversas atividades devem ser retomadas pelas distribuidoras a partir de 1º de agosto, como o atendimento presencial ao público e a entrega mensal da fatura impressa. No caso de inadimplência, as concessionárias devem enviar aos consumidores nova notificação sobre a existência de pagamentos pendentes, mesmo que já tenha encaminhado anteriormente a cobrança. É importante lembrar que é proibido efetuar cortes por falta de pagamento às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e dias que antecedem a feriados.

Ainda segundo a Aneel, fica mantida a proibição de cortes apenas para consumidores classificados como baixa renda (beneficiários da tarifa social) enquanto durar o estado de emergência da pandemia. Esse prazo atualmente vai até o final de 2020. O prazo dura também para unidades onde more pessoas que dependam de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida, casas que deixaram de receber a fatura impressa sem autorização do consumidor e locais sem postos de arrecadação em funcionamento (como bancos e lotéricas, por exemplo) ou nos quais a circulação de pessoas seja restringida por ato do poder público também não poderão ter a luz cortada.

As novas regras da Aneel estabelecem ainda que os prazos de prestação de serviços devem voltar a ser cumpridos pelas distribuidoras até 31 de agosto, sendo esses serviços solicitados pelo consumidor e ainda não atendidos, inclusive ressarcimento por danos em equipamentos. A agência reguladora ressalta que continua proibido aplicar o procedimento de cancelamento da tarifa social de energia elétrica e esclarece, em nota, que o atendimento presencial ao público deve ser discutido com autoridade de saúde local, que tem competência legal para avaliar a viabilidade da execução dos serviços.

Quanto ao corte de água, nenhuma nota oficial foi liberada até a finalização desta reportagem.  

                                               

*Texto da estagiária Vitória Nogueira, com supervisão de Henrique Amorim  

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: luz | saúde | coronavírus