Atual campeã do Carnaval de Nova Friburgo, a escola de samba Imperatriz de Olaria será a primeira agremiação a desfilar na Avenida Alberto Braune pelo Grupo Especial no próximo domingo, 15. Com as cores vermelho e branco, a agremiação chega à passarela em 2026 comemorando o seu cinquentenário de fundação com um desfile que promete unir tradição, emoção e identidade cultural
Ao todo, cerca de 900 componentes, distribuídos em 17 alas e quatro carros alegóricos, devem compor a apresentação. Fundada em 29 de março de 1976, a escola surgiu da fusão entre o antigo Império de Olaria e a Unidos do Terreirão, duas agremiações do bairro Olaria.
Para celebrar meio século de história, a Imperatriz levará à avenida o enredo “Sob o olhar da felicidade”, que propõe uma narrativa simbólica e histórica. A trama é conduzida pela personagem Felicidade, uma mulher negra nascida na região da Guiné, na África Ocidental, que foi escravizada e trazida ao Brasil. A partir dessa trajetória, o desfile apresenta reflexões sobre memória, resistência e formação cultural.
Segundo o carnavalesco Alfredo Fraga, a proposta é contar a saga da personagem desde sua chegada às terras do Morro Queimado, atual Nova Friburgo, onde entra em contato com diferentes culturas, como a dos povos indígenas e a dos imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da região. “A história mostra esse encontro de tradições e a construção de identidades que fazem parte da cidade”, explica.
A narrativa avança para uma dimensão simbólica ao retratar a personagem após a morte, observando do Orum, referência às crenças de matriz africana, o legado deixado. Nesse contexto, o nome Felicidade passa a representar o sentimento vivido pela escola ao longo de seus 50 anos de trajetória. Imperatriz aposta na força de sua história e na conexão com a comunidade.
Ficha -Técnica 2026
- Presidente: Marquinho Mello
- Vice Presidente: Eduardo Machado
- Diretor Musical: Kauan Velloso
- Diretor de Passistas: Eduardo Moraes
- Secretário: Alexandre Oliveira
- Tesoreiros: Gilda Domingos, Kátia Pinheiro, Elisson Ribeiro r Gustavo Ieker
- Conselho Fiscal: Sirley Gonçalves de Menezes
- Carnavalescos: Alfredo Fraga
- Direção de Carnaval: Yan Mayer e Ana Olívia Verly
- Direção de Harmonia e Desfile: Diogo Fernandes, Yuri Mayer, Geany Ignácio, Kellynha Freitas e Pretinho Neves
- Equipe de Barracão: Carlinhos Bombeiro, Paulinho, Augustinho, Borracha,
- Fabinho, João e Alexandre
- Pintura: Sark
- Iluminador: Patrick
- Coreógrafo da Comissão de Frente: Haroldo Vieira
- Coreógrafa dos Casais Mestre e Porta Bandeira: Débora Santos
- 1º casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Guilherme coelho e Marya Klara Valeriano
- 2º casal de Mestre Sala e Porta. Bandeira: Raynersom Max e Carolina Silva
- Intérprete Oficial: Kaisso
- Mestre de Bateria: Huyrlan e Hudson
- Rainha de Bateria: Carine Ferreira
- Rainha Mirim de Bateria: Manuela sias
- Rainha de Honra: Fátima Féu
- Número de Alas: 17
- Número de Alegorias: 04
- Número de Elementos Cenográficos: 01 (comissão de frente)
Samba Enredo
Kaô, meu pai Xangô!
Trazida de lá pra cá
Felicidade chegou.
Negra que o açoite não matou
Crenças que a alma protegeu
Na senzala resistiu
E a esperança floresceu.
Renasceu pela mão que a libertou
É a chama que não se apagou!
Pelos caminhos do Morro Queimado
Puris Coroados, irmãos da terra
Guardiões desse lugar.
No encontro dos mundos, renasce o destino
É a luz que me guia nesse novo caminhar.
Firma no tambor, toca o Alujá
Ponto de Orixá pra saudar meu justiceiro
Sacode o maracá pra purificar
A força ancestral do meu terreiro
[BIS]
De além mar, outras nações, outras bandeiras.
Entre correntes na escuridão
Suor e lágrimas regando o chão
Brotou a raiz da evolução.
Quis o meu destino e fui ao Orum
A minha paixão é a liberdade.
Do alto do céu, sou guardiã
Emanando amor e felicidade.
Entendi que em meu nome trago emoções
e alimentam muitos corações, que acreditam na vitória.
Vejo daqui a alegria, orgulho em fantasia
A comunidade a festejar
50 anos de paixão!
Sou a dona da festa, vem comemorar!
Olaria vai te emocionar!
[REFRÃO]
Abre a porta e a janela!
Um novo dia raiou,
Vem cantar com amor, IMPERATRIZ…
Vermelho e branco de fé
Imperiano raiz!
Oxalá abençoe esse povo que diz…
Abre a porta e janela! Um novo dia raiou,
Vem cantar, sambar e ser feliz
A minha escola é de fé
É negra a nossa raiz!
Vem chegando a Majestade IMPERATRIZ!
(*) Estagiária com supervisão Henrique Amorim

Deixe o seu comentário