Igreja Católica inicia a quaresma

Período litúrgico este ano se estenderá até 24 de março, o Domingo de Ramos
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Passado o Carnaval, começa um dos períodos mais importantes do ano para os católicos: a quaresma que se inicia sempre na quarta-feira de cinzas, este ano, o dia 14 de fevereiro, e se estende até o Domingo de Ramos, próximo dia 24 de março, marcando o início da Semana Santa. A quaresma, segundo a doutrina católica, é um período de preparação espiritual para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Neste período de 40 dias, orienta-se a prática do jejum, penitências e de maior oração, espiritualidade e generosidade. 

Neste período, a igreja adota a cor roxa como predominância na ornamentação dos altares. É comum também cobrir-se as imagens dos santos com panos roxos simbolizando o período de recolhimento e introspecção para bem celebrar o mistério da Páscoa. Durante este período é comum também a abstenção de carne vermelha nas refeições às sextas-feiras.  

A abertura da quaresma é marcada com a celebração da imposição das cinzas. Em missas solenes celebradas na quarta-feira de cinzas, os fiéis recebem a bênção concedida pelos padres ou bispos com o sinal da cruz na testa com a marca de cinzas. Em Nova Friburgo, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, as missas de cinzas serão celebradas nesta quarta-feira, às 16h e às 19h.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: