Hospital Raul Sertã: Prefeitura cria 33 novos leitos de enfermaria Covid

Novo espaço funciona na clínica cirúrgica
segunda-feira, 12 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou nesta segunda-feira, 12, a abertura de mais 16 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19, no Hospital Municipal Raul Sertã. Na semana passada, a prefeitura abriu outros 17 leitos de enfermaria totalizando agora 33 novos leitos, que somando aos 25 já existentes, totalizam 78 leitos de enfermaria para doentes de Covid-19. Todos eles, no entanto, já estavam ocupados nesta segunda-feira, 12. 

Ainda de acordo com a prefeitura, os profissionais de saúde que estão atuando na nova ala de enfermarias destinadas aos doentes com Covid-19, são os convocados nas últimas semanas pelo edital de chamamento público. A prefeitura informou ainda que dos 25 médicos convocados, apenas 15 compareceram.

O novo espaço funciona na área da clínica cirúrgica, uma ala que estava parcialmente fechada para obras e precisou passar por reformas de recuperação e adequação. Para o espaço entrar em atividade foi necessário que a Secretaria Municipal de Saúde adequasse o setor de CTI 2, e suspendeu, temporariamente, as cirurgias eletivas por causa da grande demanda com a pandemia. Com isso, apenas as cirurgias de urgência e emergência estão sendo realizadas no Raul Sertã. A direção do hospital, contudo, manteve os seis leitos de CTI geral e da ala coronariana para atender as demais especialidades. Os pacientes que passarem por essas cirurgias ficarão em setor próprio e com isolamento adequado. 

A secretária de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, salienta que mesmo com a abertura desses novos leitos, ainda não será suprida a demanda atual no Hospital Raul Sertã. “A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se a população não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”, observa. A secretária destaca também que a UPA já está atendendo com sua capacidade máxima de lotação. “A situação é muito séria”, completa.

Novos leitos de UTIs ainda dependem de mais pessoal

Durante a semana passada, os leitos de UTI do Hospital Municipal Raul Sertã ficaram 100% ocupados. Na última terça-feira, 6, por exemplo, segundo a prefeitura, três pacientes aguardavam vagas de UTI no Raul Sertã. Eles foram atendidos graças a alta médica dada a outros pacientes.

O Hospital Municipal Raul Sertã está equipado com 30 respiradores novos. E, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há dificuldade na abertura de mais leitos devido à escassez de profissionais especializados para atuarem no setor, o que impossibilita prever uma data para início de operação. 

Deputado pede apoio às forças armadas

Diante do quadro crítico, o deputado federal Luiz Lima (PSL) encaminhou, na semana passada, ao ministro da Defesa, general Braga Netto, um ofício pedindo a cessão de profissionais de saúde das Forças Armadas para auxiliar em demandas da pandemia da Covid-19 em Nova Friburgo. Como, por exemplo, a operacionalização de respiradores ainda fora de uso, por falta de mão de obra especializada, conforme explica a nota da Secretaria de Saúde. Para suprir essa mão de obra deficitária, a Prefeitura de Nova Friburgo lançou, ainda no dia 6, um edital para contratação temporária de 63 novos médicos de diversas especialidades.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: