Hospital Raul Sertã já tem 80% dos leitos de Covid-19 ocupados

Lotação foi uma das justificativas do prefeito para prorrogar a quarentena pelo menos até a próxima segunda-feira
quarta-feira, 13 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Leito de UTI do Raul Sertã (Foto: Divulgação/ PMNF)
Leito de UTI do Raul Sertã (Foto: Divulgação/ PMNF)

O prefeito Renato Bravo decidiu estender o período de isolamento social em Nova Friburgo por mais uma semana, até a próxima segunda-feira, 18, para enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus. O decreto 573 foi publicado no Diário Oficial eletrônico do município na última segunda-feira, 11, dia que se encerrariam as determinações vigentes até então. Apenas estabelecimentos comerciais considerados essenciais, como supermercados e farmácias, permanecem autorizados a funcionar. Outros setores, como o comércio, por exemplo, continuam de portas fechadas, sem flexibilização.    

No entanto, a prorrogação da quarentena, em si, não foi o que mais chamou a atenção dos friburguenses, e sim uma das justificativas do prefeito Renato Bravo para não relaxar as medidas de isolamento social no município. De acordo com o sétimo "considerando" (justificativa para o decreto) exposto no ato oficial, a “taxa de ocupação dos leitos destinados para tratamento dos infectados está em torno de 80%”, o que justificaria “a extrema necessidade de se prorrogar as medidas que visem estimular o isolamento social”.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo em busca de mais esclarecimentos e informações sobre o tema. Em nota, o Governo Municipal informou que “no momento, estão ocupados aproximadamente 80% dos leitos exclusivos para Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã, sendo:  cinco (do total de dez) da enfermaria e oito (do total de 12) da UTI”. Ainda segundo a prefeitura, “esses números podem ser alterados a todo instante, por isso não são exatos”.

No entanto, de acordo com os números acima, divulgados pela própria prefeitura, a ocupação de leitos giraria em torno de 59% (contando enfermaria e UTI) e 66% (contando apenas os leitos de UTI). Novamente questionada por A VOZ DA SERRA com relação aos números, o Governo Municipal informou que a diferença se dá porque dos 12 leitos de UTI disponíveis no Raul Sertã, dois são pediátricos, portanto, há 20 leitos para adultos na unidade e não 22. 

Só a título de comparação, A VOZ DA SERRA fez esse mesmo questionamento à Prefeitura de Nova Friburgo no último dia 5. Na ocasião, apenas dois (dos dez) leitos da enfermaria e três (dos 12) da UTI estavam ocupados, uma situação bem mais tranquila que a atual. Na tentativa de traçar um panorama completo da atual situação de ocupação de leitos em todo o município - incluindo informações da rede pública e privada -, A VOZ DA SERRA também solicitou o mesmo levantamento aos hospitais Unimed, São Lucas e Serrano, no entanto, até o fechamento desta edição não conseguimos obter esses dados.

Número de casos aumentam

No mesmo decreto que prorrogou as medidas de isolamento social, o prefeito Renato Bravo também destaca que “em 3 de abril o município registrava um infectado pelo coronavírus e no último dia 10 esse número já havia subido para 75, demonstrando significativo aumento nos casos”. 

Até esta segunda-feira, 11, Nova Friburgo já contava com 89 casos confirmados da doença (14 a mais que o último registro), um aumento de cerca de 15% num período de apenas três dias. Destes, 31 são profissionais de saúde (sete a mais que o divulgado no último boletim). Ainda há outros 58 casos suspeitos (no último boletim eram 70) – destes, 39 aguardam o resultado dos exames em casa, 12 estão internados e há ainda sete óbitos suspeitos. Outros oito óbitos já foram confirmados para Covid-19.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra