Home office já é adotado por quase a metade das empresas no Brasil

Tendência é regime de trabalho continuar remoto no pós-pandemia, revela estudo
quarta-feira, 29 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Home office já é adotado por quase a metade das empresas no Brasil

O trabalho em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia do coronavírus no Brasil, de acordo com a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19. O estudo foi elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) que coletou, no mês de abril, dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas.

O percentual de companhias que adotaram o modelo virtual de trabalho durante a quarentena foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as grandes empresas, o índice das que optaram por funcionar com seus colaboradores em  regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Um terço do total das empresas (33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho em casa, valendo apenas em alguns dias da semana.

Ainda segundo a pesquisa, no setor de comércio e serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho. Já nas pequenas empresas, o percentual ficou em 52%. Outra estratégia que teve destaque entre as empresas foi a antecipação de férias, adotada por 46% das companhias, com maior adesão das grandes (51%) e do setor de serviços hospitalares (80%). A redução da carga de trabalho com redução de salário foi usada por 23% das empresas e 12% disseram que tiveram que demitir funcionários durante a pandemia.

 Adaptação

O estudo também aponta que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office. A familiaridade e conhecimento das ferramentas de comunicação foi apontada como obstáculo por 34% das empresas, assim como o comportamento dos funcionários ao acessarem os ambientes virtuais (34%). A atuação das áreas de tecnologia da informação foi um ponto levantado como dificuldade por 28% das empresas. Poucas empresas ofereceram suporte material aos funcionários para implantação do teletrabalho: 9% ajudaram nos custos de internet e 7%, nos custos com telefone.

Como será no pós pandemia

Apesar do período de adaptação, 50% das empresas disseram que a experiência com o home office superou as expectativas e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado. No entanto, de 100% dos entrevistados, pouco mais de um terço (36%) disse que não pretende manter o trabalho a distância após o fim da pandemia. Um percentual semelhante (34%) tem a intenção de continuar com o trabalho remoto para até 25% do quadro de funcionários. O restante (29%) quer manter o home office para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

Reportagem da estagiária Vitória Nogueira com a supervisão de Henrique Amorim

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra