A Igreja Católica celebra hoje, 8, Nossa Senhora Imaculada Conceição, que é padroeira da Diocese de Nova Friburgo e tanto na Catedral São João Batista, como na igreja dedicada à santa, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, haverá programação especial, mantendo-se as normas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus.
Desde o último dia 28 de novembro, têm sido realizadas novenas e peregrinação com a imagem de N.S. da Conceição em toda o território da Diocese. Hoje, a missa solene em louvor à padroeira será celebrada pelo bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, às 19h, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese friburguense (@diocesedenovafriburgo). Na Paróquia Imaculada Conceição, a missa solene será celebrada às 19h30 pelo padre José Cordeiro.
Ao longo do dia, a Diocese preparou uma programação especial para celebrar sua padroeira. Às 9h a imagem peregrina chegará no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, no bairro Tingly; ao meio-dia está prevista live (transmissão ao vivo pela internet) da Hora da Graça com a reza do terço, seguida de ladainha e bênção do Santíssimo Sacramento na capela do seminário. Já a Paróquia Imaculada Conceição, que fica na Avenida Governador Roberto Silveira, no Jardim Ouro Preto, permanecerá aberta durante todo o dia para orações dos fiéis.
Segundo a tradição católica, Nossa Senhora Imaculada Conceição simboliza a concepção da virgem Maria sem qualquer mancha. A celebração da santa em 8 de dezembro passou a integrar o calendário litúrgico a partir de decisão do para Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477. A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854.
Deixe o seu comentário