Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta semana revelou que o Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã recebeu 448 doadores a mais em 2021 do que no ano anterior.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2020 foram 2.817 doações, já em 2021, pelo menos 3.265 doações de sangue ajudaram a salvar vidas. Isso é reflexo dos meses que também atingiram números superiores para suprir o estoque do banco de sangue. Por exemplo, em dezembro de 2021, a unidade recebeu 241 doadores, enquanto em 2020 foram 226. Vale destacar que o hemocentro regional atende aos hospitais de Nova Friburgo e os de municípios vizinhos.
A secretária municipal de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, disse que é muito importante esse crescimento do número de doações de sangue no hemocentro. A expectativa é que em 2022 esse número cresça: ‘’Desejamos realizar mais mutirões de doações aos sábados para que a população, que trabalha de segunda a sexta-feira, possa participar. Contamos com a participação dos cidadãos de Nova Friburgo e também das outras cidades, uma vez que o hemocentro atende 13 municípios da Região Serrana”, observou Nicole, lembrando que o hemocentro abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e que uma bolsa de sangue coletada é capaz de salvar várias vidas.
Deixe o seu comentário