Após um longo período de restrições sociais devido à pandemia, 2023 promete ser um ano de muitas celebrações para o tradicional Grêmio Português de Nova Friburgo. Em 11 de junho a instituição completará 90 anos e um calendário de eventos vem sendo preparado para que o marco seja festejado não apenas junto aos associados, mas também pensando em renovação e no diálogo com as novas gerações.
O primeiro destes encontros será neste sábado, 4, a partir das 16h, na sede do Grêmio, na Avenida Euterpe Friburguense, 108. Na ocasião, haverá a apresentação de detalhes inéditos da peça teatral "A Promessa", que está sendo reeditada sob o comando de Jane Ayrão como parte das celebrações pelos 90 anos do Grêmio, e tem estreia prevista para o segundo semestre.
Sucesso de público e crítica há duas décadas, “A Promessa” conta a história do português Samuel Antônio dos Santos, fundador da banda Euterpe Friburguense e principal responsável pela construção da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, entre outros legados que ainda ecoam em Nova Friburgo. Para detalhar a peça teatral, além de Jane Ayrão, também estará presente Virgílio Santos, estilista do espetáculo, entre outros artistas envolvidos na produção.
Nova direção
Além de marcar o início das celebrações pelos 90 anos, o encontro deste sábado marcará também a primeira atividade pública sob a tutela da nova diretoria do Grêmio, eleita em dezembro de 2022. De acordo com Vera Cintra, nova presidente da instituição, o momento é de restabelecer e renovar os vínculos da comunidade luso-friburguense com a instituição.
“O Grêmio Português é essencialmente um espaço de convivência. Reminiscência de um tempo em que as pessoas precisavam efetivamente estar juntas para que pudessem interagir, para que criassem e mantivessem laços sociais e de amizade, é natural que tenha sido especialmente afetado pelo distanciamento social”, reconheceu a presidente.
Deixe o seu comentário