Grande massa de ar seco influencia clima no Brasil

Fenômeno também afeta o Sudeste, deixando quase toda a região com sol, baixa umidade e temperaturas acima do normal
sexta-feira, 07 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Este fim de semana deve ser ensolarado em todo o estado do Rio de Janeiro. O bloqueio atmosférico vai continuar atuando e inibindo a formação de nuvens carregadas. De acordo com o Climatempo, os próximos dias serão marcados por madrugadas e manhãs mais frescas e tardes um pouco mais quentes. 

Grande massa de ar seco 

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil e influencia áreas de todas as regiões do país. O centro desta massa de ar seco está entre o Centro-Oeste do Brasil e o Paraguai e a Bolívia. A baixa  umidade do ar inibe a formação e crescimento das nuvens e por isso quase todo o Brasil fica sem chuva. A presença desta massa de ar seco sobre o interior do paísl é normal nesta época do ano.

O ar seco que está espalhado sobre quase todo o Brasil também influencia o Sudeste, deixando os estados do Rio, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais com sol, baixa umidade e até temperaturas acima do normal para esta época do ano.

Previsão em Nova Friburgo

  • Sábado, 8: sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 10 graus e máxima de 19. 

  • Domingo, 9: sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 11 e máxima de 20. 

  • Segunda-feira, 10: sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 12 e máxima de 22. 


Época do ano é propícia para o montanhismo 

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando inúmeras espécies endêmicas de flora e fauna. Além disso, exerce um papel fundamental na regulação do clima, na proteção dos recursos hídricos e no equilíbrio ecológico de diversas regiões. O evento tem como objetivo principal educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação deste bioma crucial para o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus seres.

ATM é a sigla que denomina a abertura da temporada de montanhismo em todas as regiões montanhosas do país, comemorando a chegada da melhor época do ano para a prática do montanhismo em geral. 

O principal objetivo dos adeptos do montanhismo é divulgar e promover, de forma consciente, a prática de esportes ligados à natureza. Em Nova Friburgo, o montanhismo também ressalta o potencial local para a prática desportiva em meio a natureza com interação consciente entre o homem e o meio ambiente.

Tradicional travessia Lumiar X Três Picos 

O Caminho da Mata Atlântica (CMA), junto a diversos parceiros, está vem promovendo desde o dia 2 uma travessia ecológica entre o distrito de Lumiar e Três Picos. A atividade termina neste sábado, 8, e comemora os 200 anos da imigração alemã em Nova Friburgo, celebrados em maio. São 90 quilômetros de experiências incríveis em cinco dias de caminhada percorrendo estradas de terra e trilhas, explorando cachoeiras, vilarejos encantadores e a exuberante Mata Atlântica. 

A programação deste sábado conta com uma caminhada bate-volta na Cabeça de Dragão (Parque Estadual Três Picos), atividades de educação ambiental, feira agroecológica e show.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: