Governo poderá proibir planos de saúde de cancelar serviços durante a pandemia

O projeto determina que após o fim das restrições, as operadoras deverão possibilitar o parcelamento de débitos anteriores a março de 2020 antes de interromper os serviços
quarta-feira, 15 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá proibir, por decreto, que as operadoras de planos de saúde suspendam os serviços dos clientes por falta de pagamento enquanto estiver em vigor o Plano de Contingência estabelecido pela Secretaria estadual de Saúde (SES) devido a pandemia do novo coronavírus. A publicação deste decreto é o objetivo do projeto de lei 2.171/2020, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, na semana passada. A medida já foi encaminhada para análise do governador Wilson Witzel que poderá sancioná-la ou vetá-la.

O projeto determina ainda que após o fim das restrições do plano de contingência, as operadoras deverão possibilitar o parcelamento de débitos anteriores a março de 2020 antes de suspender os serviços aos clientes que estiverem inadimplentes. Já os débitos consolidados durante a pandemia não poderão ser pretexto para cancelamento ou suspensão do plano e nem poderão ser cobrados juros e multas sobre o valor devido. A medida valerá também para os microempreendedores individuais (MEIs) e para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional.

LEIA MAIS

Usuários do SUS estão mais desprotegidos em relação a quem tem acesso à rede particular. Na última semana, média de ocupação dos leitos de UTI no Raul Sertã foi de 93% contra 40% dos hospitais particulares

Testagem só deve ser feita com indicação médica e a cobertura vale para planos ambulatoriais e hospitalares

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra