A tão esperada obra de recuperação da rodovia RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) começou no final de janeiro prevendo a revitalização de todo o pavimento asfáltico, além da instalação de nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas de faixas), reinstalação de guarda-corpos, construção de acostamentos em alguns trechos e melhoria nos acessos a localidades às margens da estrada. Uma empreiteira foi contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que deu prazo de dez meses para a conclusão do serviço.
Quase dois meses depois do início das obras, apenas os oito quilômetros iniciais da rodovia, na vizinha Teresópolis, já foram contemplados com as melhorias. Temendo que a empreiteira não consiga concluir os reparos nos 68 quilômetros da Tere-Fri, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) notificou a empreiteira nesta semana solicitando que sejam providenciados todos os esforços necessários para que o prazo contratual seja cumprido, inclusive com a criação de novas frentes de obras na estrada que deverão começar pelo trecho de Nova Friburgo.
O contrato da obra prevê que todo o pavimento da rodovia que encontra-se em péssimo estado de conservação em diversos trechos seja recuperado com a instalação de nova sinalização. A empreiteira também deverá instalar novos guarda-corpos nos trechos de curvas sinuosas e ribanceiras e construir acostamentos em outros trechos.
A RJ-130 não passa por uma recuperação total há cerca de 20 anos. As constantes operações tapa-buracos promovidas pelo DER-RJ não têm sido satisfatórias, e a estrada virou sinônimo de perigo para os motoristas, principalmente nos trechos sinuosos. Na altura do bairro Duas Pedras, por exemplo, motoristas têm que invadir a pista contrária para desviarem de enormes buracos. Falta também um sistema de drenagem na rodovia, pois em dias de chuva forte, formam-se bolsões de água sobre as pista em vários trechos. A estrada também é muito utilizada por caminhoneiros que escoam pela RJ-130 a produção de aproximadamente 90% dos hortifrutigranjeiros que abastecem o Estado. A rodovia também tem um grande apelo turístico devido a grande variedade de atrações, como apiário, queijaria, parque de exposições, hotéis fazenda, fabrica de cosméticos a base de leite de cabra, entre outros.
Em um vídeo veiculado pelo tele-jornal RJ-TV, da Rede InterTV, nesta quarta-feira, 20, Alex Catellar, assessor do governador Cláudio Castro, disse que empreiteira encarregada da obra de recuperação da Tere-Fri deverá acelerar nos próximos dias a instalação de placas de sinalização no trecho que já recebeu novo asfalto, em Teresópolis. “A intenção do Governo do Estado é fazer com que todo o serviço necessário seja concluído dentro do prazo estabelecido em contrato que é de dez meses após o início do trabalho, portanto, final do próximo mês de outubro”, disse Castellar.
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