A concessionária Águas de Nova Friburgo anunciou nesta semana que recebeu, no início do segundo semestre de 2024, mais de 170 litros de óleo de cozinha usado, coletados nas escolas da rede municipal de ensino pelas equipes do EcoEduca, projeto apoiado pela concessionária. Essa atividade integra as ações realizadas pelo projeto, que tem como objetivo levar educação ambiental às escolas de Nova Friburgo por meio de uma competição.
O óleo coletado foi encaminhado para a empresa Renova Óleo, parceira do Programa Trata Óleo, que garantirá o tratamento adequado desse resíduo. O material será transformado em sabão em barra e biodiesel. A destinação correta desse resíduo é crucial para a preservação ambiental, pois evita a contaminação do solo e dos corpos d'água. Estima-se que cada litro de óleo pode poluir até 25 mil litros de água, prejudicando os rios e a vida aquática. Além disso, o descarte inadequado em pias e ralos pode causar a obstrução das redes coletoras de esgoto, gerando problemas para a população.
O descarte correto do óleo de cozinha usado pode ser feito em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados pela concessionária em diversos pontos de Nova Friburgo. “Após o uso do óleo, deixe-o esfriar e coloque-o em uma garrafa PET. Quando a garrafa estiver cheia, leve-a a um dos PEVs do programa Trata Óleo”, orienta a concessionária.
Atualmente, Nova Friburgo conta com 31 PEVs estrategicamente localizados para facilitar o descarte. Os locais podem ser consultados no link: https://trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br/pontos-de-coleta/.
Deixe o seu comentário