Galera dos Legumes: disparos que fizeram vítimas teriam partido de fuzis da PM

Policiais indiciados em inquérito teriam sido afastados das ruas e estariam exercendo funções administrativas no 11º BPM
sexta-feira, 19 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Galera dos Legumes: disparos que fizeram vítimas teriam partido de fuzis da PM

Dois policiais militares do 11º BPM teriam sido indiciados no inquérito que investiga o assalto à distribuidora  de hortifrutis Galera dos Legumes, em Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho, no fim de janeiro passado. Segundo informações do portal de notícias G1, o inquérito revelou que um bandido, dois funcionários e o dono da distribuidora morreram vítimas de disparos de fuzil da Polícia Militar. A VOZ DA SERRA aguarda informações do 11º BPM, da 151ª DP e do Ministério Público do Estado. O delegado Henrique Pessoa, titutar da 151ª DP, confirmou que os policiais são do 11º BPM, sem dar mais detalhes.

Segundo o G1, o MP recebeu esta semana o inquérito, que está sob análise da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo.  Os policiais devem responder por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. De acordo com o G1, os dois policiais foram afastados das ruas em uma decisão conjunta do comando do batalhão e do departamento de psicologia da corporação. A dupla está exercendo funções administrativas.

As vítimas ficaram no fogo cruzado entre policiais e bandidos, que estavam fortemente armados, até com granada.

Relembre o caso

O violento assalto à Galera dos Legumes  começou numa noite de sexta-feira, 29 de janeiro. A polícia foi chamada e houve dois confrontos armados com os assaltantes, um no próprio local e outro no dia seguinte, já na localidade  de Vieira, em Teresópolis.

Na noite de sexta, durante a primeira troca de tiros entre policiais e bandidos, terminaram mortos dois funcionários: Guilherme Duarte Faria e Bismarque da Cruz.  Outros ficaram feridos, entre eles o dono da distribuidora, Cristiano Fernandes, que acabou morrendo no hospital uma semana depois, em 5 de fevereiro, morreu Cristiano Fernandes.

No confronto da manhã de sábado,  foram mortos três assaltantes, totalizando seis vítimas.

O juiz da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, Marcelo Alberto Chaves Villas, decretou a prisão temporária, pedida pela 151ª DP e pelo Ministério Público, do único homem preso após o assalto.

O assalto foi, segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, realizado por cinco investigados: Gilcimar Schuenck, o Gil Bala; seu irmão Leomar Schuenck Silveira; Douglas Linhares Ribeiro; R., que foi capturado, e um quinto nome, sobre o qual não foram fornecidos detalhes para não prejudicar as investigações. Os três primeiros foram os que morreram em confronto com a polícia.

Segundo o TJ, os cinco entraram, fortemente armados, na Galera dos Legumes, de onde levaram “mediante  violência  e  grave  ameaça” cerca de  R$ 20 mil, cheques, bens pessoais pertencentes ao dono da distribuidora,  Cristiano Fernandes, e celulares de dois funcionários, Ronaldo Pagliasse Barbosa e Fernando Quintanilha de Resende.

Os investigados, segundo o TJ, fizeram várias vítimas reféns, além de agredirem e ameaçarem Cristiano, que ficou gravemente ferido.

A Polícia Militar foi acionada e, chegando ao local, foi recebida a tiros. Houve intenso confronto. “A extrema violência ocasionou a morte das vítimas Guilherme Duarte Faria e Bismarque da Cruz . Ficaram feridas pelos disparos as vítimas Cristiano, que ficou internado em estado grave, e Gabriel. As vítimas Ronaldo Pagliasse Barbosa, Samuel José Borges e Matheus Francisco foram feridas por estilhaços”, detalhou o TJ.

Um dos acusados do crime, Leomar Schuenck Silveira, morreu no local. Ele estava, segundo o TJ, armado com uma pistola 9mm ainda carregada,  um carregador sobressalente contendo mais munição, uma  granada  e uma touca ninja.

Dentro do Jeep Renegade usado  pelo bando foram apreendidos uma espingarda calibre 12 com seis cartuchos de munição,  uma  granada,  dois  carregadores  calibre  9mm municiados, um celular e uma capa de colete.

Já na manhã seguinte, Gil Bala, Douglas e R., que conseguiram fugir, invadiram uma propriedade rural na localidade de Vieira, em Teresópolis, fazendo trabalhadores reféns.  Com a chegada dos policiais, as  vítimas  foram  liberadas e começou nova perseguição com troca de tiros.

Nesse novo confronto, os acusados Gilcimar e Douglas foram atingidos e  morreram no hospital. Com eles foram encontrados pistolas e carregadores.

O investigado R. foi preso em flagrante delito pelos crimes de tentativa de homicídio contra os policiais e porte de arma de fogo e artefato explosivo. Após a prisão, indicou que havia escondido a arma de fogo no Galpão dos Legumes, onde  foi apreendida.

Na delegacia, segundo o TJ, R. confessou ser comparsa de Gilcimar, Leomar e Douglas. Gil Bala era foragido da Justiça e responsável  pelo  tráfico  de drogas em  diversas  localidades  em Nova Friburgo,  inclusive  em  Barracão  dos  Mendes,  “estando  envolvido  com diversos homicídios”.

 

LEIA MAIS

Assaltos nas ruas preocupam os friburguenses

Sentença chega a 23 anos e dois meses de reclusão em regime fechado

Após trabalho de inteligência, carro com suspeito foi interceptado pelo 11º BPM em plena Avenida Alberto Braune

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Assalto