Friburguense estreia com derrota na Seletiva do Carioca

Nova Iguaçu leva a melhor e vence por 1 a 0, em duelo realizado na tarde de sábado
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
por Vinicius Gastin
Gustavo marcou o gol solitário do Nova Iguaçu no Laranjão (crédito: Vitor Melo/Nova Iguaçu FC)
Gustavo marcou o gol solitário do Nova Iguaçu no Laranjão (crédito: Vitor Melo/Nova Iguaçu FC)

O primeiro desafio na temporada de 2021, em busca da fase principal do Campeonato Carioca, não terminou como o planejado pelo Friburguense. Com gol solitário de Gustavo, o Nova Iguaçu levou a melhor e venceu por 1 a 0, em duelo realizado na tarde do último sábado, 16, no estádio Laranjão, na Baixada Fluminense. Apesar do tempo curto de preparação, o Tricolor da Serra demonstrou vários aspectos positivos, e na visão dos próprios jogadores, o teórico maior ritmo de competição do adversário não foi o fator fundamental dentro de campo.

“Dentro desse período de treinamentos, fizemos tudo o que acreditávamos ser correto para a nossa preparação, mesmo com todos os protocolos que a pandemia exige. Prova é que o fato de o Nova Iguaçu vir de uma competição não foi um fator preponderante, assim como aconteceu no amistoso com o Sampaio Corrêa. A maioria dos jogadores contratados estava em competição. Lógico que uma estreia mexe com o emocional e outros fatores”, avalia o goleiro Afonso.

Sem muito tempo para lamentações, o Tricolor da Serra já retomou os treinamentos no último domingo, 17, e iniciou a série de ajustes para o confronto desta quarta-feira, 20, contra o Americano. A partida acontecerá às 15h, no estádio Eduardo Guinle, sem a presença de público.

“Não conseguimos o resultado positivo, mas temos muito a evoluir na competição e acredito que vamos conseguir. Agora é equilibrar novamente a equipe, já que temos um jogo importante com o Americano e esperamos conquistar a vitória dentro de casa”, aposta Afonso.

O jogo

Jogando em casa e mais acostumado ao calor da Baixada Fluminense, o Nova Iguaçu tomou a iniciativa nos minutos iniciais. Aos três minutos, Vinicius recebeu a bola e finalizou com perigo. Na sequência, depois de cobrança de falta, o lateral Gilberto tocou de cabeça e quase abriu o placar.

Com boa parte da base mantida para 2021, o Friburguense trocava passes e tateava o terreno. Buscava abrir espaços com a movimentação da dupla Toshyia e Jhonatan, apostando também na dobradinha entre Wallace Camilo e Ricardo pela esquerda. Quase todas as jogadas passavam pelos pés de Jorge Luiz, na tentativa de qualificar e construir as jogadas ofensivas.

O panorama pouco mudou depois do tempo técnico e bate-papo entre equipes e treinadores. O Nova Iguaçu seguiu martelando, e aos 31 minutos, o meia Gustavo abriu o placar para o Carrossel da Baixada.

A vantagem no placar não mudou a postura do time laranja na etapa final. Logo no primeiro minuto, Gustavo finalizou forte e obrigou o goleiro Afonso a fazer boa defesa. Aos cinco, Digão cobrou falta na rede pelo lado de fora. O Friburguense conseguiu equilibrar as ações, e apesar do ritmo menos intenso da partida, tudo parecia em aberto no Laranjão.

Apesar das investidas, alterações e tentativas, o Tricolor não conseguiu encontrar o seu gol. O Nova Iguaçu, aos 47 minutos, desperdiçou boa chance com João Pedro, que errou o alvo dentro da pequena área.

Demais confrontos

As outras duas partidas da primeira rodada da Seletiva aconteceram de forma simultânea, e o Americano também conseguiu somar os seus primeiros três pontos na competição. O alvinegro de Campos recebeu a Cabofriense no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, e as redes balançaram cinco vezes até a definição do placar, com direito a dois gols contra e outro no último minuto de partida.

O Cano abriu o marcador aos oito minutos, com Pacajus, e sofreu empate aos 20, com o gol contra de Espinho. Lucas recolocou o Americano na frente aos 34, mas um novo gol contra, desta vez marcado por Paulo Vitor, devolveu a igualdade ao placar. O Americano conseguiu marcar o gol da vitória por 3 a 2 aos 48 minutos da etapa complementar, com Pepeu.

Já no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o tradicional América, com o experiente Richarlyson em campo, recebeu o Sampaio Corrêa, de Saquarema, que faz a sua estreia na Série A do Cariocão. Aos 38 minutos do primeiro tempo, Polegar colocou o Mecão em vantagem. Porém, Wendson, três minutos depois, empatou para os visitantes e deu números finais ao duelo.

 

Ficha Técnica

Nova Iguaçu 1 x 0 Friburguense

  • Campeonato Carioca Série A 2021
  • Fase seletiva – turno
  • 1ª rodada
  • 16/01/2021- 15h
  • Estádio Jânio de Moraes (Laranjão), Nova Iguaçu-RJ
  • Árbitro: João Ennio Sobral
  • Assistentes: Daniel de Oliveira Alves e Raphael Carlos dos Reis
  • Nova Iguaçu: Luis Henrique, Digão, Raphael Neuhaus e Rafinha; Abuda, Vinicius, Anderson Kunzel e Gustavo; Luã Lucio e Rafael Tanque.
  • Técnico: Carlos Vitor
  • Friburguense: Afonso; Sanderson, Bruno Leal, Jhonata e Wallace Camilo; Luiz Felipe, Wellington, Jorge Luiz e Ricardo; Toshyia e Jhonatan.
  • Técnico: Cadão

 

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol