Friburgo volta para a bandeira laranja nesta segunda, 22

Estágio permite funcionamento de bares, música ao vivo, casas de festa e aulas presenciais
sexta-feira, 19 de março de 2021
por Adriana Oliveira e Thiago Lima (redacao@avozdaserra.com.br)
Friburgo volta para a bandeira laranja nesta segunda, 22

Mudou de novo. A partir da próxima segunda-feira, 22, até o domingo 28, Nova Friburgo volta para a bandeira laranja, que significa  “risco moderado” de contágio pelo coronavírus.

Depois de março começar com bandeira vermelha e muita polêmica com as alterações nas regras de flexibilização de várias atividades, a segunda semana voltou para laranja, a terceira para vermelha e a quarta semana, agora, para laranja novamente.

A bandeira laranja  libera atividades comerciais que estavam operando de forma restrita, como bares, lanchonetes e restaurantes. Permite ainda que escolas particulares retomem as aulas presenciais.  As escolas municipais, no entanto, não devem retornar ao modo presencial enquanto todas as 121  unidades não forem vistoriadas. 

O novo estágio  também marca o retorno da atividade artística de músicos na cidade.  O decreto 910 de 26 de fevereiro, que alterou as regras de flexibilização junto com a bandeira vermelha que vigorou na primeira semana de março, permite shows ao vivo e com DJs, além do funcionamento de casas de festas, salões sociais, clubes, cinemas e drive-ins, porém com restrições.

No artigo 24, o decreto autoriza shows de música ao vivo e DJs, exceto nas bandeiras roxa e vermelha, em bares, restaurantes, casas de festas e salões sociais. Na bandeira laranja, bares, por exemplo, podem funcionar até 22h, enquanto restaurantes, até 23h. Só não são permitidos instrumentos de sopro nem pista de dança. 

Os estabelecimentos devem ter área exclusiva interna para as apresentações e seguir regras como distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, cada uma com limite de oito pessoas e 40% da capacidade, no caso de restaurantes, ou 30%, no caso de bares.

Pelo decreto, pode ser instalada barreira física com altura mínima de dois metros, em acetato, entre os músicos e os clientes. Todos os músicos, exceto os vocalistas, deverão usar máscaras e respeitar distância mínima de 1,5 metro entre si e os clientes, de forma a evitar aglomerações.

Também são autorizadas transmissões ao vivo (“lives”) com no máximo 50 pessoas e sem público. Neste caso, são permitidos instrumentos de sopro, desde que a “live” seja ao ar livre.

O artigo 27 do mesmo decreto mantém suspensos eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, boates, teatros, casas de shows, parquinhos, estádios, arenas e ginásios.

O artigo 23 prevê o funcionamento de casas de festas e salões sociais até meia-noite, exceto nas bandeiras roxa e vermelha, com até 50% da capacidade de ocupação, limite máximo de 120 pessoas e sem pista de dança. Usuários, apoiadores e funcionários devem respeitar distanciamento de no mínimo 1,5 metro no ambiente, e as mesas devem distar pelo menos dois metros umas das outras. O decreto recomenda ainda o afastamento de pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades.

O decreto também permite o funcionamento de drive-ins, limitados a cem carros, distanciados pelo menos dois metros entre si. O público deverá permanecer dentro dos veículos durante toda a sessão ou apresentação, exceto para utilizar os banheiros, onde  eventuais filas devem respeitar distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas.

Veja como as atividades funcionam e a íntegra do decreto aqui.

  • Indústria: funcionarão com capacidade até 60%;
  • Comércio e serviços: autorizado de 9h às 21h, de segunda a sábado;
  • Bares e congêneres: autorizado com 30% da capacidade, das 7h às 22h
  • Restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação de shoppings: autorizado com 40% da capacidade, das 7h às 23h
  • Barbearias e salões de beleza: poderão funcionar de 9h às 21h, de segunda a sábado, por meio de agendamentos. Não será permitida a espera dentro do estabelecimentos;
  • Hotéis e pousadas: funcionarão com lotação máxima de 70%;
  • Clubes sociais: liberados para até 40% de capacidade, vedadas atividades de contato;
  • Turismo e parques: liberados;
  • Instituições religiosas: liberados para funcionar com até 60% da capacidade;
  • Academias: funcionarão com 60% da capacidade;
  • Shoppings: liberados de 10h às 22h.

Na próxima sexta-feira, 26, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

Último boletim da semana

De acordo com o  Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 19, subiu para 11.248 o número total de casos confirmados de Covid-19 no município, desde o início da pandemia. Do total, 682 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados entre a classe. Ao todo, o município registra 320 mortes.

Nova Friburgo ainda contabiliza outros 27 pacientes com suspeita da doença. Desses, sete estão em casa aguardando resultados dos exames, 16 estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 5.286 pacientes recuperados e 11.414 casos descartados. Ao todo, 22.689 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.

Ocupação de leitos na cidade

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta, nos hospitais locais, foi de 71,43%: (Raul Sertã: 95%); (Unimed: 50%); (São Lucas: 40%); e (Serrano:100%). Do total de 42 leitos, 30 estavam ocupados.

Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 68,83%: (Raul Sertã: 100%); (Unimed: 68%); (São Lucas: 20%); (Serrano: 100%). Do total de 77 leitos, 53 estavam ocupados.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra