Friburgo presente no maior evento de turismo do Rio desde a pandemia

Cidade participa como destino turístico da Serra Verde Imperial, mostrando todo o seu potencial
quarta-feira, 23 de março de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

As atrações de Nova Friburgo e outras cidades da Serra Verde Imperial estarão representadas, como destino de interesse de visitantes do Brasil e do mundo, na 1 ª edição da ExpoRio Turismo, neste fim de semana na Zona Sul carioca. A cidade mostrará todo o seu potencial com uma infinidade de atrações peculiares, como os polos de moda íntima, cervejeiro, gastronômico, produção de lúpulo, morangos, flores, mel, enoturismo, ecoturismo, montanhismo e esportes da natureza, entre outras.

A feira, que marca a retomada das atividades do setor, começa nesta quinta-feira, 24, e vai até domingo, 27, reunindo no Jockey Club da Gávea os principais “players” da cadeia produtiva do segmento turístico.

Experiências sensoriais e entrada gratuita

Organizado pela Secretaria estadual de Turismo (Setur) e pela Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Feeração do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RJ) através do Sesc e do Senac, a ExpoRio oferecerá aos visitantes, com entrada gratuita, experiências sensoriais e atrações musicais, misturando negócios, cultura, gastronomia e entretenimento.

As 12 regiões turísticas do Estado do Rio estarão representadas com espaços exclusivos. Na área de experiências sensoriais, os visitantes poderão “sentir” todas as diversidades do Rio, em uma viagem multimídia. 

A ExpoRio Turismo tem como público-alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. A entrada gratuita, porém sujeita a lotação, tem inscrições pelo link bit.ly/exporioturismo

“Para Nova Friburgo, esse evento será uma oportunidade para ampliar a divulgação da oferta turística da cidade e do nosso calendário oficial de eventos. Estaremos presentes, nos quatro dias, junto com os demais municípios da Serra Verde Imperial”, disse o secretário municipal de Turismo e Marketing, Renan Alves.

Segundo Edson Almeida, o Biá, presidente do Convention Bureau, do Sindicato dos Hotéis de Nova Friburgo e da Serra Verde Imperial, a participação de Friburgo na ExpoRio ao lado de Teresópolis, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, formando um só bloco, reflete o fortalecimento do programa de regionalização do turismo, do Governo Federal. Foram criadas 12 instâncias de governança no estado, entre elas a Serra Verde Imperial, unificando as demandas de cinco prefeituras, cinco secretarias e conselhos municipais de Turismo, cinco entidades do “trade”, cinco CDLs etc. 

Fortalecimento regional

Biá conta ainda que a Serra Verde Imperial  e a Costa do Sol foram os dois primeiros destinos já devidamente cadastrados e legalizados junto ao Ministério do Turismo. O objetivo é traçar e mapear os circuitos turísticos de toda a região, convidando o turista a conhecer as demais cidades, ampliando a sua experiência de viagem. 

“Temos uma riqueza inigualável, uma população acolhedora, cidades seguras, calendários de peso em conjunto, tudo para levar produtos de cada cidade da Serra Verde Imperial às prateleiras das maiores operadoras de turismo do Brasil, quiçá do mundo. Trata-se de um projeto integrador, de uma forma de fortalecimento regional, de trabalhar em bloco para desenvolver as  cidades”, explicou Biá.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o Jockey será a casa do turismo fluminense neste fim de semana. “Teremos os 92 municípios trazendo a sua cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos em um grande salão de exposição com experiências sensoriais. Também teremos uma área de palestras, encontro comercial entre vendedores e compradores do destino Rio de Janeiro, além de uma área focada na tecnologia e atrações musicais. Esse é um grande passo rumo à retomada efetiva das atividades turísticas no Rio de Janeiro”, disse ele.

O RioSolidario vai participar da ExpoRio com ações para pessoas em situação de vulnerabilidade, arrecadando doações para várias instituições da rede, incluindo Petrópolis. Além do RioSolidario, o Mesa Brasil Sesc também estará no local arrecadando alimentos e itens de limpeza para as vítimas do município da Serra Verde Imperial.

 

As principais atrações do evento

  • Percurso Imersivo TônoRio

A ideia é despertar o visitante para as diversas alternativas que o Estado do Rio apresenta, valorizando as peculiaridades regionais. Para isso, haverá uma experiência sensorial multimídia com cinco visões audiovisuais categorizadas: Sol, Relevo, Natureza, Gente e Cantos. 

  • Boulevard Tô no Rio

Espaço institucional para os municípios e associações mostrarem seus destinos e equipamentos turísticos. 

  • Boulevard Gastronômico

Destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional. A ideia é fazer da união dos ambientes uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.

  • Empório Rural RJ

No local, o visitante poderá degustar e conhecer mais sobre os produtos da agroindústria do estado. 

  • Música e cultura

As apresentações serão em dois palcos: “Elza Soares” para shows musicais e “Tom Jobim” para as atrações culturais dos municípios. A programação de shows traz grandes nomes da música brasileira: Alex Cohen (quinta), Diogo Nogueira (sexta), Toni Garrido (sábado) e Barão Vermelho (domingo). 

  • Espaço do Artesanato

Área destinada aos artesãos dos municípios, que terão a oportunidade de expor seu trabalho. Quem passar por lá poderá conhecer as peculiaridades nos estilos de produção artesanal de cada região e ainda levar uma lembrança para casa. 

  • Espaço Fecomércio/Sesc/Senac

Uma programação de palestras com especialistas da área de turismo, presença da Editora Senac com publicações para o desenvolvimento profissional, oficinas gastronômicas, experimentações de hotelaria e turismo social.  Na sexta e no  sábado, às 19h30, um show de drones marcará a continuidade do movimento Rio de Mãos Dadas.

Palestras

  • Quinta, 24

Pela manhã, atividades voltadas ao trade com as reuniões do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Segurança Turística. Às 16h30,  painel “Sesc convida Ifec: o turismo do estado em números”. Na ocasião, serão apresentados dados relevantes sobre o turismo, levantados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ). Em seguida, às 17h30, será apresentada a palestra “Destinos Hospitaleiros”, ministrada pelo professor Gustavo Araújo, mestre em Desenvolvimento Local e coordenador do curso de graduação em Hotelaria do Senac RJ. Às 20h, mesa de debates “Eventos e turismo no estado do Rio de Janeiro: desafios e promoções”, com a participação de diversos especialistas da área dos grandes eventos. 

  • Sexta, 25

Seminário “Reage Rio: o turismo no pós-pandemia” e encontro comercial "O Rio é de Vocês", ambos apenas com a participação do trade turístico. O “Reage Rio” é promovido pelos jornais O Globo e Extra, que trazem um painel para debater a flexibilização das medidas sanitárias com a presença de autoridades e especialistas. Às 16h30, palestra “Novos Hábitos de Consumo no Turismo”. Às 17h30, painel “De jovem aprendiz a competidor internacional - A trajetória de Lucas Feliciano, o brasileiro que representará o Brasil na China na World Skills”.  Das 18h às 20h, três mesas de debates: “Um passeio cultural pelo Subúrbio, Lapa e Vale do Café – turismo e diversidade no estado do Rio de Janeiro”; “Legalização de jogos: interferências no turismo” e “Rio, capital do voo livre no Brasil – história e importância para o turismo”.

  • Sábado, 26

Às 14h30, painéis “Inovação em Produtos Turísticos”; 15h30,  “Férias Imperdíveis - Um Relato de Experiência de Pessoas com deficiência”; 16h30,  “Turismo e a Nova Era do Atendimento”; 17h30, “Artesanato - um Elo importante da Cadeia Produtiva do Turismo (Sebrae)”. Às 18h30, “A indústria do entretenimento em tempos de pós-pandemia: a força do Carnaval”; 19h10, mesa de debates “Contemporaneidades e novas demandas do Turismo: casamento, LGBTQI+, Pet Friendly e Inovação”.

  • Domingo, 27

Às 14h30,  palestra sobre “Turismo Religioso”, com o  padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor. Em seguida, os painéis “Turismo virtual e a reinvenção do Turismo Social do Sesc RJ na pandemia” e “Turismo Social e sustentabilidade - Case Clube da Caminhada e Projeto Plogging” agitam a tarde. À noite, três mesas de debates das 18h às 20h: “A Gastronomia como experiência turística”; “Petrópolis: a retomada da Cidade Imperial” e “Turismo, Café, Cachaça e Cerveja”, encerrando a diversificada programação. 

 

Serviço:

  • ExpoRio Turismo
  • Dias: 24, 25, 26 e 27 de março de 2022
  • Horário: quinta e sexta-feira (24 e 25/03), das 16h às 22h; Sábado e domingo (26 e 27/03), das 14h às 22h.
  • Agenda de Shows: Alex Cohen (24)/ Diogo Nogueira (25)/ Toni Garrido (26) / Barão Vermelho (27)
  • Endereço: Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, Rio de Janeiro
  • Entrada gratuita, mediante inscrição pelo link: bit.ly/exporioturismo 
  • Mais informações sobre o evento e a programação em: exporioturismo.com.br

 

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo