Friburgo finalmente terá serviço público de castração de animais

Cirurgias de esterilização serão 100% financiadas pela prefeitura e incluirão bichos que perambulam pelas ruas
sexta-feira, 27 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Cães dormindo na rua em Friburgo (Arquivo AVS)
Cães dormindo na rua em Friburgo (Arquivo AVS)

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo (Ssubea) anunciou nesta quinta-feira, 26, em rede social, a esperada homologação do programa municipal de castração. Segundo a subsecretária, Elisângela Rodrigues, a assinatura do contrato já foi autorizada pelo prefeito Johnny Maycon e “em breve” sairá do papel. A VOZ DA SERRA aguarda da prefeitura maiores detalhes.  

Elisângela explicou que este será o primeiro programa de castração do município com procedimentos integralmente financiados pelo poder público. As cirurgias serão feitas com anestesia inalatória, menos invasiva para os animais.

 Outro diferencial, segundo ela, será a esterilização de cães errantes ou comunitários, que vivem perambulando pelas ruas da cidade. Esses cães serão recolhidos, castrados e, depois de recuperados, devolvidos à rua com uma marca para diferenciá-los dos demais. “Com isso, vamos reduzir, e muito, a população de animais de rua”, disse a subsecretária em rede social.

A secretária de meio ambiente, Andréa Duque Estrada destacou outras ações realizadas pela pasta, como campanhas de adoção a cada dois meses. Johnny Maycon nunca escondeu seu amor pelos animais. Em um de seus primeiros atos como prefeito, em 4 de janeiro de 2021, ele mandou afixar um  cartaz na entrada do Palácio Barão de Nova Friburgo orientando os guardas da guarita a não enxotarem os três cães comunitários que viviam por lá.  Lorão, Lobinho  e Orelha (abaixo) passaram a ter acesso irrestrito ao pátio e ganharam casinhas e água.

Cidade que tem como símbolo maior a pedra do Cão Sentado, Nova Friburgo tem pelas ruas muitos  animais sem dono adotados por comerciantes.

Desde outubro,  quem praticar maus-tratos contra animais deverá arcar com todas as despesas de assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão, conforme lei proposta e aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo. 

Pela nova lei, o agressor fica obrigado, inclusive, a ressarcir a administração pública municipal de todos os custos relativos aos serviços de acolhimento e tratamento do animal agredido. A norma também pune omissão de socorro, negligência, imperícia, má utilização ou utilização por pessoa não capacitada de instrumentos ou equipamentos.

Castramóvel sem uso

A atual gestão recebeu do governo passado um castramóvel, antiga reivindicação dos protetores de animais. Orçado em R$ 120 mil, o trailer atende a todas as exigências técnicas de biossegurança e higiênico-sanitárias estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e foi adquirido por licitação, com recursos do Ministério da Saúde para o controle de zoonoses. O objetivo era promover campanhas itinerantes de castração de cães e gatos.

No entanto, a equipe que assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à qual a Ssubea está subordinada, verificou que o  castramóvel não tinha luz, água, placa, nem motorista habilitado. O equipamento não tinha  previsão orçamentária nem insumos, e não havia dados sobre a população de animais.

 

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET