Friburgo entra em junho com 23 óbitos por Covid

Total de infectados sobe para 230, sendo 69 profissionais de saúde. Prefeito critica quem vai a festas
segunda-feira, 01 de junho de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Friburgo entra em junho com 23 óbitos por Covid

Nova Friburgo inicia o mês de junho, nesta segunda-feira, 1º,  com 23 óbitos por coronavírus (dois a mais do que o último boletim, de sexta passada). O número de casos confirmados chega a 230 (oito a mais em três dias), sendo 69 profissionais de saúde (eram 68 na sexta).

Ainda há 30 casos suspeitos sendo investigados: 13 pessoas em isolamento em casa, 14 em hospitais e três óbitos.

O total de recuperados subiu de 66 para 69 e o total de casos descartados, de 269 para 282.

Para o governo estadual, no entanto, Nova Friburgo já tinha na manhã desta segunda 243 casos confirmados. Os óbitos pela doença, no entanto, estavam em 20 pelo boletim do estado.

Com base nos dados municipais, o gráfico da Covid a cada três dias, desde o primeiro boletim, em 17 de março, está assim:

Prefeito faz nova transmissão ao vivo

Em "live" transmitida no início da noite, o prefeito Renato Bravo destacou esses números para criticar as pessoas que "continuam indo a festas, bares e encontros" em plena pandemia. Sem mencionar a decisão da Justiça que o obrigou a suspender a flexibilização de alguns setores da economia a partir desta semana, ele fez questão de dizer que a retomada gradual das atividades precisa e será feita com toda a segurança, mediante a observação de critérios técnicos. "Minha decisão é pela vida", afirmou.

Bravo disse que, ao longo dos próximos quatro meses, a cidade receberá R$ 17 milhões do governo federal para combater o coronavírus e atenuar as perdas com a doença. Segundo ele, a queda de arrecadação do município chega a 40% por conta da pandemia.

Com relação ao hospital de campanha, ele disse estar aguardando a nova gestão das unidades, através de consórcio de empresas, anunciada pelo governo estadual. Ele admitiu que Friburgo está passando por uma questão "difícil, apertada" em relação ao número de leitos para coronavírus. A prefeitura, segundo ele, está providenciando mais espaço na ala de ortopedia do Hospital Municipal Raul Sertã e está em negociações com a rede hospitalar particular, que cederia leitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à chegada de 29 respiradores já licitados, a prefeitura aguarda o prazo, até esta sexta-feira, 5, determinado pela Justiça para a entrega dos aparelhos pela empresa fornecedora.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra