Friburgo continua em bandeira vermelha pela oitava semana seguida

Corrigida pela prefeitura, queda de ocupação de leitos em hospital particular, embora menor, evitou que município entrasse na roxa
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Cliente pega quentinha em restaurante de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Cliente pega quentinha em restaurante de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Entre esta segunda-feira, 25, e o próximo domingo, 31, Nova Friburgo continuará em bandeira vermelha - o que significa “risco alto” de contágio pelo coronavírus. Já é a oitava semana consecutiva desse estágio. Na próxima sexta-feira, 29, será realizada uma nova aferição para definir a cor da bandeira que valerá na semana seguinte.

Na última quarta-feira, diante do aumento de novos casos e da taxa de ocupação de leitos para Covid nas unidades de saúde da cidade, entrou em vigor um novo decreto municipal restringindo ainda mais as atividades comerciais.

Com a ocupação de leitos de UTI próxima à casa dos 90% e de enfermaria acima da casa de 80%, chegou-se a especular que o município entraria em bandeira roxa nesta sexta, mas isso não aconteceu.

Nas últimas 24 horas, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital da Unimed caiu de 100% para 80%, aliviando a métrica aferidora da bandeira.

No boletim com os dados da Covid-19 divulgado às 17h04 desta sexta-feira, a prefeitura informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI-Covid chegara a baixar para 20% na Unimed. Cerca de cinco horas depois, porém, às 21h57, a informação foi retificada. Embora menor, no entanto, a queda garantiu que a bandeira não virasse para a roxa. "Destacamos que a taxa ainda é extremamente preocupante", afirmou a prefeitura.

De quinta para sexta, 115 novos casos

De acordo com o boletim da Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta sexta-feira, 22, subiu para 8.759 - 115 a mais nas últimas 24 horas - o número total de casos confirmados da doença  no município. Do total, 633 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na  classe.  Ao todo, o município registra 255 mortes.

Friburgo contabiliza ainda outros 45 pacientes com suspeita da doença. Desses, 17 estão em casa aguardando resultados dos exames, 22 estão internados e ainda há seis óbitos em investigação.

A prefeitura também informou o registro de 3.941 pacientes recuperados e 9.632 casos descartados. Ao todo, 18.436 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.

Ocupação de leitos 

Ainda de acordo com o boletim, depois de retificado, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, 22, nos hospitais locais, foi de 69%: (Raul Sertã: 95%); (Unimed: 80%); (São Lucas: 70%); e (Serrano: 50%). Do total de 42 leitos, 35 estavam ocupados.

Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação fechou em 59,5%: (Raul Sertã: 84,2%); (Unimed: 64%); (São Lucas: 45%); (Serrano: 30%). Do total de 74 leitos, 44 estavam ocupados. 

Estado do Rio melhora, Região Serrana piora

No Estado do Rio como um todo, por sua vez, a 14ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 indicou nesta sexta-feira uma melhora na situação da pandemia. Na contramão do estado, a Região Serrana, que estava na bandeira amarela, passou para a laranja, no entanto.

As regiões Centro-Sul e Noroeste foram as que tiveram os melhores resultados, saindo da bandeira vermelha (alto risco) direto para a amarela (baixo risco). A Baía de Ilha Grande, que antes estava na bandeira vermelha, evoluiu para a bandeira laranja (risco moderado). As regiões Norte, Médio Paraíba e Baixada Litorânea saíram da bandeira laranja para a amarela. Já A Região Metropolitana II (de Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos) se manteve na bandeira amarela. A Região Metropolitana l foi a única que permaneceu em bandeira vermelha.

Desta forma, no  geral, o Estado do Rio evoluiu da bandeira vermelha para a bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 52 (de 20 de dezembro a 26 de dezembro) com a 50 (de 06 de dezembro a 12 de dezembro).

O estado também  apresentou uma redução do número de óbitos (-6,11%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-31,4%) na comparação.  As taxas de ocupação de leitos de UTI no estado também reduziram, refletindo ainda a abertura de leitos que ocorreram durante o mês de dezembro.    

O que vale na bandeira vermelha em Friburgo:

  • Indústrias: funcionam com capacidade de até 40%.

  • Comércio e prestadores de serviço: funcionam das 10h às 18h de segunda-feira à sexta-feira, com o acesso de um cliente por vez.

  • Restaurantes e lanchonetes: operam em delivery ou com retirada no local.

  • Bares:  somente  delivery, ficando proibida a retirada no local.

  • Salões de Beleza:  podem funcionar mediante agendamento.

  • Shoppings: podem abrir entre 10h e 21h, de segunda-feira a sexta-feira.

  • Ambulantes: de 7h às 22h, sendo vedado após o horário o consumo nas proximidades.

  • Transporte coletivo: das 6h às 10h e das 17h às 20h, circulação plena. Fora desses horários, frota  restrita a 30% por itinerário.

  • Hotéis e pousadas:  podem operar com até 50% da capacidade.

  • Cinema: proibido.

  • Cultos: capacidade de até 40%.

  • Academias: funcionam  com até 40%.

  • Eventos, festas, música ao vivo ou DJs: proibidos.

Confira o decreto na íntegra aqui.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra