Frente Popular de Esquerda comunica a retirada da candidatura de Maria Amélia

Com isso, Nova Friburgo tem agora cinco candidatos a prefeito
quinta-feira, 15 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Frente Popular de Esquerda enviou para A VOZ DA SERRA um comunicado informando a retirada da candidatura de Maria Amélia Curvello (Psol) à Prefeitura de Nova Friburgo. “Após decisão da maioria da direção estadual do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que inviabilizou as condições mínimas para que nossa candidatura a prefeita de Maria Amélia e do vice Roberto Braga pudessem se colocar na disputa política, não nos coube outra alternativa a não ser retirar a candidatura”, destaca o comunicado. 

A nota enviada à imprensa diz ainda que “a Frente Popular de Esquerda foi pega de surpresa, com decisões da maioria do diretório estadual do Psol que tem como presidente o deputado estadual Flávio Serafini, com medidas antidemocráticas que, na prática, inviabilizaram uma mulher de esquerda a exercer seu potencial político, reproduzindo os aparatos estruturais que de costume expulsam as mulheres da vida pública.”

O comunicado continua afirmando que “a inviabilização da nossa candidatura a prefeita se deu efetivamente por perseguição diante da diferença política dos que optaram por defender o perfil político e programático que fundaram o Psol, mantendo as bandeiras e as lutas que orientam a ação socialista erguidas. A tentativa de sufocamento ficou evidente quando o diretório estadual, em sua maioria, decidiu por não dar o apoio necessário e anunciado para a candidatura da única mulher que disputaria o cargo de prefeita em Nova Friburgo, nas próximas eleições.”

“Nossa candidatura, infelizmente foi inviabilizada, nos impedindo de dar continuidade a esta batalha nesse momento, mas as nossas bandeiras seguem de pé. Ressaltamos também que a Frente Popular de Esquerda não formalizará apoio a nenhuma outra candidatura ao executivo municipal e que as nossas candidaturas de vereadoras e vereadores estão mantidas”, diz a nota. 

Com isso, Nova Friburgo tem agora cinco candidatos à cadeira número 1 do Palácio Barão de Nova Friburgo, a sede da prefeitura municipal: o atual prefeito Johnny Maycon (PL) que tenta a reeleição; José Alexandre Almeida (PT), Wanderson Nogueira (PDT), Sérgio Louback (Republicanos) e Patrick Jerusalmi (Novo). No pleito municipal anterior, em 2020, 16 candidatos disputaram o comando da prefeitura friburguense.

Executiva estadual do Psol se manifesta sobre retirada de candidatura 

A Executiva estadual do Psol-RJ emitiu comunicado nesta quinta-feira, 15, manifestando ter recebido “com espanto e indignação” a divulgação da retirada da candidatura da ex-secretária municipal de Cultura de Nova Friburgo, Maria Amélia Curvello, à disputa pela prefeitura nas eleições municipais do próximo dia 6 de outubro. Na justificativa da Frente Popular de Esquerda de Nova Friburgo, anunciada na noite da última terça-feira, 13, foi informado que a retirada da candidatura majoritária se deveu a falta de condições mínimas para viabilizá-la por falta de recursos. A nota ainda acusa a direção partidária de autoritarismo e perseguição política.

A executiva do Psol informou que destinou 10% a mais de recursos a  Nova Friburgo do que nas últimas eleições, aprovou recursos suplementares para viabilizar os programas de TV e obedeceu a critérios coletivamente debatidos para a distribuição dos recursos para as candidaturas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

“Reiteramos que não há perseguição política, mas critérios discutidos, deliberados pela direção partidária com a presença de todos os setores e não contou com sequer um voto contrário. Repudiamos as acusações falsas nas redes”, diz a nota da executiva estadual do Psol.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: