A partir desta sexta-feira, 11, e até o próximo dia 27, Nova Friburgo se transformará em um grande palco da arte, cultura e música com a realização do Festival de Inverno, que começa com novidade em uma edição que promete ser histórica. A Prefeitura de Nova Friburgo e o Sesc se uniram e em vez da realização de dois festivais simultâneos, será promovido um só, muito mais grandioso.
“Lutamos muito para retomar o modelo original do festival, no Country Clube, onde ele nasceu, em 1998. Conseguimos essa vitória com o Sesc em 2022 e esperamos que ali ele permaneça, porque o Country é o cenário perfeito para o festival e o diferencial de Nova Friburgo em relação a outros municípios”, assinala Braulio Rezende, representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), entidade gestora do Sesc RJ, e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio).
O evento reunirá grandes talentos nacionais e locais em uma programação diversificada em diferentes palcos prometendo agradar em cheio a friburguenses e turistas que escolheram Nova Friburgo como destino nestas férias de meio de ano. As atrações irão se espalhar pelo Nova Friburgo Country Clube, com o charmoso palco montado na ilha dos jardins do Parque São Clemente, Sesc, Teatro Municipal Laercio Ventura, Usina Cultural e Praça Dermeval Barbosa Moreira.
(Foto: Divulgação)
Além do fortalecimento da identidade cultural do município, Braulio Rezende realça o papel do Festival Sesc de Inverno na movimentação da economia local. “Pretendemos alcançar um público maior a cada ano. Ao mesmo tempo em que brinda a cidade com arte e cultura, o Festival Sesc de Inverno contribui para um melhor desempenho do nosso comércio e do nosso turismo”, acrescenta.
Música para todos os gostos
O Festival de Inverno de Nova Friburgo conta este ano, mais uma vez, com grandes nomes da música brasileira, como Leoni, Paula Toller, Titãs, Jota Quest, Fernanda Abreu, e Di Ferrero. Os shows dos artistas nacionais acontecerão em diversos dias e locais no palco da ilha do Country Clube. A programação contará ainda com apresentações de Wagner Tiso, Trio Dauelsberg, Quinteto de Metais da UniRio e as bandas centenárias de Nova Friburgo Euterpe Lumiarense, Campesina e Euterpe Friburguense.
A abertura do festival é nesta sexta-feira, 11, com show gratuito do cantor Leoni, no Country, precedido pela banda local Expresso Santiago. Já no domingo, 13, será a vez de Fernanda Abreu subir ao mesmo palco da ilha. Outros shows seguem ao longo dos próximos dias, a maioria com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, reforçando o caráter solidário do festival que encaminha as doações ao programa Mesa Brasil Sesc. Mais informações e a programação completa do festival no instagram @festivaldeinvernonf.
Cultura acessível e diversificada
Mais de 95% das atividades do Festival de Inverno são gratuitas. Além da música, o público poderá apreciar uma rica programação com peças teatrais, espetáculos de dança, literatura, oficinas, cinema, circo e exposições. A proposta é valorizar tanto os artistas consagrados quanto os talentos locais, democratizando o acesso à arte e proporcionando experiências culturais para todas as idades.
A expectativa é de que o festival atraia moradores e turistas, movimentando a economia criativa e o setor hoteleiro da cidade. Com o frio característico da serra nesta época do ano, Nova Friburgo reforça sua vocação para eventos culturais de grande porte, mostrando que o inverno pode ser aquecido com arte, música e solidariedade.
O Festival de Inverno de Nova Friburgo tem o apoio do Ministério da Cultura, Instituto Energisa, concessionária Águas de Nova Friburgo e do Sincomércio.
Destaques da programação (Country Clube)
Sexta-feira, 11
18h30, banda Expresso Santiago
21h, cantor Leoni
Sábado, 12
18h30, Bruna Bento
21h, Thiago Soares
Domingo, 13
18h, Café Bourdon
21h, Fernanda Abreu
Sexta-feira, 18
18h30, Giovana Aguilera
19h, Di Ferrero
Sábado, 19
18h30, Raiz do Sana
21h, Bicho de Pé
Domingo, 20
18h30, Os Bartira
21h, Detonautas
Sexta-feira, 25
18h30, DJ Pinaud
21h, Titãs
Sábado, 26
18h30, DJ Josafá
21h, Paula Toller
Domingo, 27
18h30, DJ Josafá
21h, Jota Quest
Deixe o seu comentário