Bora curtir Friburgo neste fim de semana

Friburgo tem teatro, dança, exposições e cinema neste fim de semana; Festival de Inverno vem aí!
quinta-feira, 03 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A cidade tem uma programação cultural super diversificada que promete agradar em cheio aos friburguenses e turistas que escolheram a cidade como destino neste fim de semana. Tem teatro, exposições e muita arte, leveza e criatividade no Encontro de Dança do Sesc. Para os amantes das telonas, tem novidades e atrações para a garotada nos cinemas dos shoppings Friburgo e Cadima. Curta nossas dicas, relaxe e se divirta neste finde. E julho está só começando. Na semana que vem começa o Festival de Inverno com uma super programação. Fique de olho. A VOZ DA SERRA vai contar tudo para você. Acompanhe as nossas edições, todos os dias e fique por dentro.       

VARIEDADES 

  • Encontro Sesc de Dança 

Tradicional evento que reúne anualmente dezenas de companhias de dança profissionais e amadoras chega a 33ª edição. Até domingo, 6, na quadra e teatro do Sesc Nova Friburgo (Avenida Presidente Costa e Silva, 231) com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, e atrações também na Praça Dermeval Barbosa Moreira e Espaço Arp. Programação completa em www.sescrio.org.br.

Hoje, 4 

  • 16h - solos e duos - teatro do Sesc 
  • 19h - grupos e companhias de dança - quadra do Sesc 

Amanhã, 5 

  • 14h - Cias de dança - Praça Dermeval Barbosa Moreira e Espaço Arp
  • 19h - Cias de dança - quadra do Sesc 

Domingo, 6 

  • 14h - Cias de dança - Espaço Arp 
  • 15h - grupos de dança - quadra do Sesc 
  • 17h - grupos infantis - quadra do Sesc

Programação completa do evento em www.sescrio.org.br.

  • “Verga”, intervenção artística de dança e capoeira, no Espaço Arp 

“Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. O trabalho transita entre a resistência e a liberdade, e traz a abordagem sobre uma maneira criativa de prosseguir. Para discutir essas questões, o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente a capoeira. 

Durante quatro anos, o elenco do grupo de dança mineiro Camaleão pesquisou os movimentos da capoeira através da condução de Mestre Agostinho (Grupo Ginga, de Belo Horizonte-MG. O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação coletiva.

Atração integrante do 33º Encontro Sesc de Dança com apresentação única e gratuita neste domingo, 6, no Espaço Arp (Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, Centro).

  • Lançamento do livro infantil “Um segredo para a coruja”

O escritor Eduardo Serrão (foto) lança seu primeiro livro infantil, “Um segredo para a coruja”, nesta sexta-feira, 4 de julho, em Nova Friburgo, cidade que escolheu para morar e que inspirou sua história. Na Sala de Leitura e Livraria Tangolomango (Praça Getúlio Vargas, 105, loja 13 – Galeria União), das 17h às 19h, com sessão de autórgrafos.

A obra concebida em meio à Mata Atlântica do distrito de Lumiar, aborda a importância do autoconhecimento e a valorização de quem somos de forma lúdica ao contar a história de uma pequena e triste corujinha, que se sente deslocada e sem respostas para entender sua verdadeira natureza. Ao conversar com o grande sapo rei do reino encantado onde vive, ela descobre que a felicidade não se encontra fora, mas dentro de si mesma. 

“Com essa nova perspectiva, a corujinha abraça sua essência, descobre seu valor e assume seu lugar no reino, tornando-se a guardiã que todos respeitam e admiram. Uma fábula sobre autoconhecimento e aceitação, que nos lembra da importância de valorizarmos quem somos”, explica Eduardo Serrão.

  • Curta “Sobre ruínas” no projeto Usina Viva 

Dirigido por Carol Benjamin, o filme apresenta ferramentas plásticas ao líder comunitário Tião Guerra, que reelabora sua tragédia pessoal mais de uma década após a devastadora catástrofe climática, que atingiu Nova Friburgo em janeiro de 2011. Após a exibição, será inaugurada a Cabine de Memórias, uma instalação artística desenvolvida pela artista Agatha Lá Piedra. O espaço convida o público a gravar seus depoimentos

 e histórias, que passarão a integrar a história coletiva da cidade. 

Neste sábado, 5, às 18h, no projeto Festival de Inverno do Usina Viva, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55, com entrada gratuita com retirada de convites 30 minutos antes da apresentação. 

TEATRO 

  • "Todos – As sete leis do hermetismo", na Usina 

Com muito humor, irreverência e pitadas do Teatro do Absurdo, Jean Martins e Karina Ramil (Porta dos Fundos) se transformam em múltiplos personagens - gurus espirituais, apresentadores sensacionalistas, fiéis esotéricos e até mesmo caroços de milhos em um micro-ondas - em uma jornada entre o sagrado e o cômico, o místico e o nonsense. Com dramaturgia de André Sant’Anna e Rodrigo de Arruda, o espetáculo propõe uma crítica bem-humorada à superficialidade do misticismo pop e à eterna busca humana por sentido. 

Nesta sexta-feira, 4, às 19h30, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55. Classificação etária: 12 anos. Atração integrante do projeto cultural Usina Viva. 

EXPOSIÇÃO 

  • “Lux - Luzes da Memória”, em cartaz na Usina Cultural 

Continua em cartaz, até 19 de setembro, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55), a experiência artística “Lux – Luzes da Memória”, a mais recente mostra do Projeto Resistência Artística que mistura novas tecnologias de som, luz e imagem presentes nas artes da atualidade em articulação com a temática da história local. Nesse sentido, a contemporaneidade permite que a arte e a tecnologia se complementem sinalizando novas formas de expressão e experimentação.

A mostra tem a participação das arquitetas e artistas visuais Nubia Gremion e Mariana Portugal, e oferece instalações artísticas em ambientes imersivos e ambiências multissensoriais. Ou seja, mais do que apenas olhar, quem visitar a exposição vai interagir com as obras, num convite à produção de sentido, entendimentos e presença em meio a experiências estéticas contemporâneas, com destaque para os efeitos de luz e iluminação, permitindo reflexões na relação entre o espectador e a obra de arte, e sobre a memória individual e coletiva. A curadoria é de Mario Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena. Visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 13h às 20h. Classificação etária Livre. 

CINEMA 

Cine Show - Cadima Shopping 

Programação até quarta-feira, 9  

Sala 1:

  • Lilo & Stitch (DUB) - 16h35 (somente terça) e 18h40 (quinta a segunda) - 10 anos 
  • Como treinar seu dragão (DUB) - 14h10 (sábado a segunda), 16h10 (somente quarta), 18h45 (somente terça) e 20h50 (quinta a segunda) - 10 anos 
  • Superman (DUB) - 18h35 (somente quarta) e 20h50 (terça e quarta) - 14 anos 

Sala 2: 

  • Jurassic World - Recomeço (DUB) - 15h40 e 21h - 14 anos
  • Jurassic World - Recomeço (3D - DUB) - 18h20 - 14 anos 

Sala 3:

  • Elio (DUB) - 16h - Livre 
  • F1 - O filme (DUB) - 18h - 14 anos 
  • M3 Gan 2.0 (DUB) - 21h10 - 16 anos 

Cine Show - Friburgo Shopping 

Programação até quarta-feira, 9  

Sala 1: 

  • Elio (DUB) - 15h20 - Livre 
  • F1 - O filme - 17h20 - 14 anos 
  • F1 - O filme (LEG) - 20h15 - 14 anos 

Sala 2: 

  • Jurassic World - Recomeço (DUB) - 18h10 e 20h45 - 14 anos 
  • Jurassic World - Recomeço (3D - DUB) - 15h30 - 14 anos 

Sala 3:

  • Lilo & Stitch (DUB) - 18h - 10 anos 
  • Como treinar seu dragão (DUB) - 15h30 e 20h10 - 10 anos    

SÃO PEDRO DA SERRA 

  • Forró com Serenos Morenos - Sexta, 4, 20h, no Estrela do Bar 
  • Tango, Milonga & Candombe - com Rodrigo Garcia e Jhasmyna, na Madre. Sexta, 4, 20h30
  • Steve do Havaí - Rock nesta sexta, 4, a partir das 20h, no Espaço Solar 
  • Baile de Inverno - Com os DJs Bazana e Luar. Sábado, 5, a partir das 20h, no Café Coragem 
  • Chorinho e Café - Domingo, 6, a partir das 11h, no Madre 

 

* Pesquisa de Henrique Amorim 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: