A partir deste domingo, 7, a Praça 1º de março, no bairro Vilage, ganhará um agito especial todos os domingos a partir das 9h com a comercialização de produtos orgânicos, doces, cerveja artesanal, espetinhos gourmet, produtos sem glúten, hambúrguer artesanal e artesanato em um ambiente agradável com barracas padronizadas. É importante lembrar que todos os protocolos da Covid-19 com distanciamento entre as barracas, álcool gel, toucas e luvas serão mantidos.
Mercado de orgânicos cresce quase 10%
Na feirinha do bairro, nas gôndolas dos supermercados ou até mesmo nos aplicativos de delivery, o consumo de alimentos orgânicos é um comportamento que veio para ficar. Com mais tempo em casa, as pessoas acabam cozinhando mais e cuidando melhor da alimentação. O resultado é que, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos cresceu quase 10%, de 2020 para cá. O Brasil possui mais de 25,4 mil produtores de alimentos sem aditivos químicos registrados, somente até maio de 2021. Esse crescimento vem estimulando os micro e pequenos negócios do setor.
Os produtores são pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem uma gama de atividades e produzem diversas mercadorias, in natura ou processadas, como alimentos, cosméticos, roupas e outros grupos. Estima-se que o crescimento médio do mercado, em 2021, deve ficar entre 20% e 30%. A pandemia impactou positivamente estes números, com o aumento da alimentação em casa e a busca por produtos mais frescos e orgânicos, com objetivo de melhorar a saúde e aumentar a imunidade.
Deixe o seu comentário