Família lança livro comemorativo do centenário de João Baptista da Silva

Biografia resume a vida pessoal e a trajetória profissional de um ilustre friburguense
quarta-feira, 07 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A capa do livro
A capa do livro

Como estava previsto, a história de João Baptista da Silva virou um livro, ilustrado, com 182 páginas, tendo como pano de fundo o cotidiano e costumes de Nova Friburgo e da sociedade local ao longo do século passado. Só não estava previsto que seria lançado de modo virtual, em meio a uma pandemia. A obra está disponível para amigos e interessados, gratuitamente. Basta solicitar um exemplar através do telefone (22) 9 9999 9333.

Em 19 de setembro de 2019, a família Gomes da Silva celebrou o centenário do saudoso patriarca com missa na Catedral São João Batista, inauguração da exposição “Uma vida por Nova Friburgo” na Biblioteca Municipal e sessão solene na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. Sua biografia volta no tempo para homenagear seus antepassados e o legado que lhe coube para construir seu destino. Iniciou seus estudos em colégios públicos e seguiu a carreira escolar com a ajuda de amigos que viam nele o potencial de um futuro líder. Graças a educadores como a professora Helena Coutinho, deu seguimento aos seus estudos. 

De origem humilde, surpreende a intensa e variada participação de JB (como gostava de se autodenominar) em diversos setores da comunidade friburguense. Foi sócio, por vezes fundador, e em outras, diretor de mais de 30 entidades sociais, esportivas, assistenciais, clubes de serviços e classistas, sendo que em alguns deles foi presidente. 

A família e a política

Ao lado da esposa, Adília, de tradicional família de origem portuguesa que migrara para Nova Friburgo, formou a família Gomes da Silva, composta pelos filhos Lúcio Flavo, Renato Henrique, Maria Inês e José Antônio, nove netos E nove bisnetos. Entrou na política atendendo convite de Feliciano Costa (duas vezes prefeito) e exerceu o cargo de vereador por três mandatos consecutivos, nas legislaturas de 1958, 1962 e 1966. Vale ressaltar que em boa parte desse período o mandato de vereador não era remunerado. No biênio 1969/70 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo. Candidato a deputado estadual por duas vezes, ficou na suplência em ambas as eleições, tendo recebido votos em todos os municípios fluminenses.

Outras histórias

Um registro que merece menção é o fato de JB ter sido presidente do Conselho Deliberativo das centenárias bandas Euterpe e Campesina, algo único na história das bandas friburguenses já que ambos os mandatos foram exercidos simultaneamente. Considerando-se a rivalidade secular entre as duas corporações musicais, o fato chama atenção. Como jornalista assinou a coluna “Retalhos”, em A VOZ DA SERRA e produziu e apresentou os programas “Dragão Verde” e “Esperança no Ar”, na Rádio Sociedade de Friburgo.

João Baptista da Silva deixou arquivado e catalogado um acervo sobre sua trajetória de quase oito décadas, com anotações, livros, fotos e objetos pessoais, que serviram de base para a elaboração deste livro. Segundo suas próprias palavras, tinha o propósito de legado para seus filhos e netos”. Sua família foi além e decidiu estender seu legado, seus exemplos de vida, a todos que porventura queiram conhecer sua trajetória. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: