Nesta terça-feira,10, foi realizado no Rio de Janeiro o lançamento do livro "ExpoEJA-Desconstruindo bolhas e derrubando muros: conectando gerações e saberes", durante o I Seminário de Educação promovido pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc). A obra conta com trabalhos produzidos pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. A proposta é incentivar e valorizar o potencial dos estudantes, muitos dos quais não tiveram acesso a educação em idade apropriada, e promover o compartilhamento de suas experiências e reflexões.
O evento foi organizado pela Seeduc e contou com palestras e debates sobre diversos ciclos educacionais, além da exibição dos trabalhos realizados nas escolas que ofertam vagas para a modalidade EJA. O lançamento do livro reuniu cerca de 650 profissionais de educação e parceiros da iniciativa.
Sobre o ExpoEJA Rio
O projeto de lançamento de um livro com produções dos alunos do EJA é desenvolvido semestralmente nas escolas que oferecem a modalidade na rede estadual e acontece em três etapas: a escolar, quando todas as turmas são envolvidas e os trabalhos escolhidos para a fase seguinte; a regional, quando as diretorias regionais pedagógicas selecionam as escolas participantes; e a estadual, quando são definidos os finalistas.
De acordo com a coordenadora de Ensino de Jovens e Adultos, da Seeduc, Heloísa Andrade, a ExpoEJA incentiva os estudantes a atuarem como protagonistas. "Essa iniciativa busca promover a inclusão, o respeito mútuo e o diálogo entre as diferentes gerações. Os alunos são sempre muito participativos e desenvolvem projetos significativos para a sua transformação pessoal, impactando toda a família e a comunidade, muito além dos muros da escola", observa.
Heloísa ressalta ainda que essas práticas valorizam a diversidade de cada realidade escolar e que o livro consolida e compartilha esse trabalho em toda rede de ensino.
Sobre a obra
O livro, editado pelo Grupo Eureka, está estruturado em três temas: "Protagonismo", "Diversidade Cultural", e "Inter-relação de saberes", "gerações e gêneros". Além do conteúdo textual, é possível acessá-lo por meio de QR codes, depoimentos em vídeo dos participantes.
O primeiro tema, "Protagonismo", reúne trabalhos e apresentações que exploram tópicos como empoderamento feminino, a luta contra o racismo e o resgate das raízes africanas. Já a seção "Diversidade Cultural" aborda projetos que incluem manifestações artísticas, como pinturas, esculturas, arte em tecido e instrumentos musicais, que juntos revelam a riqueza cultural tanto do Brasil como de outros países.
No tópico "Inter-relação de gerações e gêneros", o livro explora como diferentes vivências podem enriquecer o aprendizado, abordando temas como histórias de vida,costumes e tradições. "Por meio dessa organização temática, procuramos construir uma narrativa tão completa e rica quanto foi o evento ExpoEJA 2023. Ao organizarmos as imagens, procuramos mostrar que, quando se desenvolve o protagonismo nos estudos, favorecemos a troca de ideias, além da interlocução entre atores de diferentes idades e gêneros", detalham os editores do Grupo Eureka, Renato Sassone e Miguel Mael.
Deixe o seu comentário