Estado teria condicionado novas doses a atualização de registros de vacinação

Menos da metade está lançada no sistema Conectsus, que oferece certificado nacional de imunização
sábado, 14 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O certificado nacional de vacinação pode ser obtido online
O certificado nacional de vacinação pode ser obtido online

Fontes seguras do jornalista Wanderson Nogueira dão conta de que o governo do estado deu um ultimato à Prefeitura de Nova Friburgo para registrar as vacinas aplicadas, sob pena de não enviar mais imunizantes até que a situação seja corrigida.

A princípio, o estado estipulou prazo até o próximo dia 17 para que os registros sejam feitos. Para se ter uma ideia, menos da metade das vacinas aplicadas estão no sistema, o que tem, inclusive, prejudicado o estado do Rio no mapa de vacinação nacional e na solicitação de mais doses.

O ofício foi enviado diretamente ao gabinete do prefeito Johnny Maycon e se comprova por uma força-tarefa que foi criada na Secretaria Municipal de Saúde para esta finalidade.

Na força-tarefa criada, os servidores da Saúde estão levando para casa as listas para acelerar no fim de semana.

Quem completa a vacinação contra a Covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, pode obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site conectesus.saude.gov.br e do aplicativo para celulares do sistema Conecte SUS. O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que só permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

A VOZ DA SERRA vem recebendo denúncias de leitores sobre o atraso do lançamento das vacinas aplicadas no sistema. A prefeitura admitiu o atraso na semana passada, alegando a grande quantidade de vacinas aplicadas por dia. Segundo a Secretaria de Saúde, a equipe de coordenação está fazendo os lançamentos da vacinação contra a Covid-19 regularmente, mas, com a quantidade de imunizados por dia, pode haver atraso no sistema. Para casos de pessoas que vão viajar, a secretaria orienta que os cidadãos procurem a Subsecretaria de Atenção Básica, que fica na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 16h, para que seja providenciado o registro da comprovação das doses.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que não procede a informação de que recebeu um ultimato ou qualquer outra notificação que possa comprometer o recebimento de vacinas contra Covid-19. no município. Na verdade, o documento trata-se de uma orientação ao município para a atualização do cadastro de aplicação das vacinas, tendo em vista que o sistema do estado foi hackeado, ficando indisponível para processar algumas informações. A Secretaria de Saúde confirma o recebimento deste documento e informa que já encaminhou a resposta informando que já está adotando as medidas necessárias para que o lançamento dos dados seja agilizado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra