Estado terá programa de apoio à população vulnerável

Nova lei aprovada pela Alerj foi sancionada na semana passada
terça-feira, 26 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado terá programa de apoio à população vulnerável

O Estado do Rio de Janeiro ganhará um programa de atenção às populações vulneráveis em situações de emergências sanitárias ocasionadas por epidemias. A novidade é resultado da lei 8.843/20 aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e já sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo da última sexta-feira, 22.

Segundo a medida criada e discutida na Alerj será garantido um auxílio emergencial, a ser regulamentado pelo Governo do Estado, destinado à população vulnerável e que não tem nenhum tipo de cobertura previdenciária. Os trabalhadores informais que tiveram sua renda afetada pela pandemia também poderão ter direito a uma bolsa alimentação. O texto também confere ao Governo do Estado o compromisso de prestar maior suporte a população de rua, ampliando o acesso dessas pessoas aos restaurantes populares ou garantindo a distribuição de alimentos em embalagens descartáveis.

A lei determina ainda que os estabelecimentos privados não poderão praticar preços abusivos para insumos relativos à proteção da população, e os locais de atendimento ao público deverão fornecer meios de higienização que visem conter a propagação de doenças. A medida também define, inclusive, ações de prevenção e proteção de acordo com a realidade de cada segmento, como a dos estudantes da rede pública, para que continuem tendo alimentação mesmo durante o período de suspensão das aulas.

 Vetos e autoria

A lei foi sancionada pelo governador com dois vetos a respeito de dois artigos. Eles determinavam a redução de 100% dos impostos cobrados nos produtos de proteção e tratamento contra a Covid-19, e a isenção de tributos estaduais para microempreendedores e pequenas empresas. Segundo o governador, esses trechos vão de encontro às barreiras impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra