Estado regulamenta lei que incentiva o setor metal-mecânico

Medida vai atrair empresas e fortalecer o desenvolvimento econômico
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado regulamenta lei que incentiva o setor metal-mecânico

O governador em exercício Cláudio Castro e o secretário estadual de Fazenda, Guilherme Mercês, participaram na última quinta-feira, 26, da cerimônia de assinatura da regulamentação da lei estadual 8.960/20, que estabelece um regime diferenciado de tributação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para indústrias do setor metal-mecânico instaladas no Estado do Rio de Janeiro. A medida reduz a carga tributária das empresas de metalurgia e siderurgia e traz aumento de competitividade para o estado. Na prática, indústrias que aderirem ao benefício ganharão competitividade perante outros estados. A medida pode incrementar o polo metal-mecânico de Nova Friburgo e região. 

A lei atende a um pedido do setor, que viu empresas migrarem principalmente para  Minas Gerais e São Paulo devido aos incentivos fiscais concedidos pelos estados vizinhos. A partir da mudança no regime tributário para todos os municípios do Rio, a expectativa é que a criação do polo atraia empresas, gerando emprego e movimentando a economia fluminense.

“Não tenho dúvida de que o polo metal-mecânico vem para trazer riqueza, oportunidades e emprego. O Rio hoje, percentualmente, é o estado com mais desempregados no país e, ações como essa, com a previsão inicial de cinco mil empregos diretos, fora os indiretos, fazem a gente ter a certeza que estamos trazendo aquilo que a nossa população precisa. As pessoas precisam trabalhar e para isso temos que desenvolver o estado”, ressaltou Cláudio Castro. 

O diretor comercial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Luis Fernando Martinez, revelou que, com a regulamentação da lei, 20 empresas já demonstraram interesse em se instalar no estado do Rio. “Esse projeto volta a industrializar o Rio de Janeiro. A região de Volta Redonda é muito poderosa, pois consegue servir toda a Região Sudeste. A ideia é que com esse benefício tributário se consiga atrair para o estado do Rio grandes montadoras, indústrias de autopeças, e dessa forma, toda a cadeia vai ficar competitiva”, disse. 

Martinez argumentou ainda que numo primeiro momento, 20 empresas querem vir para o estado do Rio, o que pode movimentar R$ 6 bilhões. Outro observação importante é a integração do polo metal-mecânico fluminense com o porto: “Assim, será melhor escoar os produtos tanto para exportação como para o mercado interno”, finalizou. 

O diretor da empresa Perfimax, sediada no estado de Santa Catarina, Lucas Martarello contou que pretende expandir os negócios para o Rio de Janeiro em 2021. “Estamos há 28 anos no mercado do aço e agora estamos investindo no Rio de Janeiro por causa do incentivo do polo metal-mecânico. Nós já temos o planejamento para produzir cerca de cinco mil toneladas de material e queremos expandir a empresa em 2021, atuando na geração de empregos e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico da região”, disse o empresário.  

Atualmente, as empresas que não fazem parte da zona incentivada pela Lei 6.979/15 estão sob o regime de 20% de alíquota final de ICMS. Com a regulamentação da lei e adesão pelos contribuintes, os estabelecimentos contarão com uma tributação mais simples, de 3% na saída sobre o valor faturado, além da possibilidade de aquisição de alguns bens com diferimento, o que beneficia o fluxo de caixa.

Um apelo antigo

Autor da lei que incentiva as empresas a se instalarem no Rio de Janeiro, o deputado estadual Gustavo Tutuca enfatizou que a criação desse ambiente favorável para o polo metal-mecânico é uma pauta antiga. “Vamos corrigir a defasagem que a gente tem na disputa comercial com outros estados. Nesse momento de retomada da economia do Rio, após um cenário difícil por conta da pandemia da Covid-19, é importante gerar empregos no nosso estado”, concluiu. 

Essa é mais uma ação do Governo do Estado para promover a retomada econômica do Rio de Janeiro e a atração de novos investidores. A extensão do incentivo fiscal do setor metal-mecânico possibilitará o incremento da saída dos produtos da cadeia produtiva do aço para exportação por meio do Porto de Itaguaí, em Sepetiba. A medida tem respaldo legal no convênio Confaz 190/17 e permite que o incentivo seja utilizado na cadeia produtiva do aço. A lei não fere o Regime de Recuperação Fiscal, pois foi concebida sob as regras do Confaz, sendo a extensão de um benefício já existente em território fluminense.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios