Estado fechou 2022 com mais de 194 mil vagas criadas

Resultado é 4,8% maior que o de 2021 e coloca o Rio na segunda posição no ranking nacional
quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Estado do Rio de Janeiro encerrou 2022 com um saldo total de 194.869 empregos formais gerados, ocupando o segundo lugar no ranking nacional. O resultado é 4,8% maior que o saldo do ano anterior, quando foram criadas 185.912 vagas de trabalho. Os números constam do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e foram analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

“Promover o acesso a oportunidades de trabalho digno para os fluminenses é um dos pilares desta gestão e os indicadores quantitativos revelam que nossas ações e estratégias têm sido bem sucedidas: o estado tem, hoje, a menor taxa de desemprego desde 2016. Vamos continuar trabalhando duro pelo bem estar da população, atraindo novos investimentos para o Rio de Janeiro e gerando mais empregos e renda para a população”, declarou o governador Cláudio Castro.

De acordo com o Novo Caged, em 2022 todos os setores de atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro tiveram saldo positivo. O setor de Serviços impulsionou as contratações, com 128.767 empregos criados, seguido pela Construção, com 27.950, Indústria, com 23.389, Comércio, com 13.621, e Agropecuária, com 1.142 novos postos de trabalho formal. Todas as oito regiões fluminenses apresentaram saldo positivo no ano.

“Os dados divulgados pelo Novo Caged retratam a retomada do emprego formal no Estado do Rio. E com as ações e iniciativas de nossa secretaria, pelo Sine e o aplicativo Mais Trabalho RJ, esperamos aumentar o número de oportunidades de trabalho para os fluminenses”, afirmou a secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos.

Os indicadores do Caged mostram também que a divisão por gênero, durante o ano, foi equilibrada, com homens ocupando 57% das vagas, e mulheres, 43%. Por idade, o maior saldo de vagas foi preenchido por jovens entre 18 e 24 anos (98.900). Por grau de instrução, 77,4% dos postos foram ocupados por pessoas que possuem o ensino médio completo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: