Celebração de Corpus Christi terá alterações este ano

Festividade do Santíssimo Sacramento será realizada quinta-feira no Centro com a tradicional confecção dos tapetes de sal
segunda-feira, 16 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 19, feriado, a solenidade de Corpus Christi, que simboliza o corpo e o sangue de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Além de uma missa campal solene, a festividade conta com a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes de sal que são confeccionados pelos devotos. Os tapetes são verdadeiras obras de arte. Multicoloridos reproduzem símbolos católicos e são feitos com sal grosso, muita tinta, purpurina, criatividade e, principalmente, amor e religiosidade. 

Este ano, a Diocese de Nova Friburgo anunciou algumas alterações na programação. A concentração dos padre, ministros da eucaristia, seminaristas, coroinhas e demais integrantes do clero, em vez de ser realizada na Igreja de São Bento Abade, como de costume, será feita este ano, na Igreja de São Francisco de Assis, na Rua Duque de Caxias, numa homenagem ao Papa Francisco, falecido em abril. A concentração será às 15h com a oração do terço.

A missa solene de Corpus Christi será presidida, às 16h, pelo administrador diocesano, padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, em um palanque que será montado na Avenida Alberto Braune, em frente a Prefeitura de Nova Friburgo. Em seguida, terá início a procissão do Santíssimo Sacramento sobre os tapetes de sal em direção à Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. 

Serviços

Nesta solenidade de Corpus Christi, os fiéis contarão com alguns serviços, como a disponibilização de bebedouros oferecidos pela concessionária Águas de Nova Friburgo e que serão instalados na esquina da Avenida Alberto Braune com a Rua Duque de Caxias e na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Também serão instalados banheiros químicos e sistema de sonorização ao longo de toda a Avenida Alberto Braune que estará interditada a partir das 6h para a montagem dos tapetes de sal. Os ônibus circularão pelas avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho, com passagens gratuitas para todos os usuários conforme decreto municipal.    

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: