Esporte Municipal se despede de Miguel Ruiz, um dos gigantes da história

Miguel participou da passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo, sendo um dos condutores
terça-feira, 17 de outubro de 2023
por Vinicius Gastin
Miguel participou da passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo, sendo um dos condutores
Miguel participou da passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo, sendo um dos condutores

Gigante e eterno. Para muitos, talvez o maior da história do futebol friburguense. Para todos, alguém que construiu uma trajetória irretocável, dentro e fora de campo. Miguel Ruiz Garbes, uma das grandes personalidades do esporte de Nova Friburgo, morreu aos 99 anos de idade – nascido em 8 de dezembro de 1923, completaria seu centenário em menos de dois meses. O céu estrelado por tantos craques ganha mais um gênio. Velado até o início da tarde desta terça-feira, 17, será sepultado às 16h no cemitério São João Batista.

O ciclo de Miguel no esporte começou com 13 anos de idade no time infantil do antigo Friburgo Futebol Clube, em 1937, quando integrou o elenco campeão da temporada. Miguel era um jogador de classe, toques precisos e chute potente. Atuava como meia armador pela direita, e abusava da visão de jogo privilegiada para desmarcar os companheiros de ataque. Sempre tranquilo com a bola nos pés, foi autor de gols decisivos em campeonatos diversos. O companheirismo e a disciplina marcaram a trajetória vitoriosa e renderam a maior comenda que um jogador poderia almejar à época: o "Prêmio Belfort Duarte”, de 1962, conferido pela CBD, atual CBF, a Confederação Brasileira de Futebol.

Miguel Ruiz despertou o interesse de um grande clube da capital. Em 1943, o time amador do Botafogo esteve em Nova Friburgo para um jogo amistoso e o time friburguense venceu por 3 a 1, com dois gols de Miguel. Encantado com a atuação, Canella, o técnico do alvinegro carioca, o convidou para jogar pelo Botafogo. Logo na primeira temporada, conquistou o campeonato carioca amador, e a oportunidade para atuar pela equipe principal surgiu.

Entretanto, apesar da vontade do treinador, o presidente alvinegro ordenou a escalação de Heleno de Freitas. Miguel, talvez, tenha perdido a grande chance de despontar no cenário nacional. Algo que não o incomodou, e apenas reforçou o desejo de retornar para Nova Friburgo.

A trajetória, então, prosseguiu na cidade natal. E o sucesso pode ser comprovado nos 22 títulos conquistados durante a carreira — é o maior vencedor do futebol friburguense, ao lado de Paulo Banana. Foi peça fundamental no tricampeonato do Friburgo entre 1945 e 1947, e posteriormente no hexacampeonato. Entre 1956 e 1963, participou de três bicampeonatos do Friburgo, e conquistou dois títulos da terceira divisão pelo Roqueano Social Clube (1964 e 1965). Até 2010, participou regularmente das tradicionais peladas no Nova Friburgo Country Clube, no campo de futebol society que leva o seu nome desde de 18 de abril de 1993.

Miguel também esteve presente no histórico jogo de 16 de maio de 1954, quando os 138 anos da cidade, à época, foram comemorados no estádio Eduardo Guinle, onde a Seleção Brasileira encerrava a preparação para a Copa do Mundo daquele ano. A partida era o tira-teima de outras duas disputadas anteriormente. No primeiro encontro, o Brasil venceu por 3 a 2 — Miguel Ruiz e Otacílio marcaram para o time de Friburgo. No segundo treino, nova derrota por 1 a 0 (gol de pênalti, cobrado por Brandão).

A vitória por 1 a 0, com gol de Jael aos 38 minutos do 1º tempo, na meta à esquerda da Tribuna de Honra, fechou o ciclo de amistosos (alguns historiadores e pessoas presentes ao Eduardo Guinle contestam, e afirmam que o tento foi marcado por Jorge). Miguel esteve em campo, e sempre que tinha oportunidade, relembrava a festa e os aplausos dos 25 mil presentes ao estádio do Friburguense.

Durante a passagem da Seleção por Nova Friburgo, Miguel foi convidado por Zezé Moreira e participou do segundo treino do time verde e amarelo na vaga de Luizinho. Um verdadeiro prêmio a quem brilhou pelos gramados da cidade. E que, eternamente, fará parte da nossa Seleção de maiorais.

  • Miguel Ruiz é um dos maiores da história do futebol de Nova Friburgo

    Miguel Ruiz é um dos maiores da história do futebol de Nova Friburgo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: