Leitores de A VOZ DA SERRA enviaram fotos à nossa redação que mostram uma erosão em um trecho da margem do Rio Bengalas, na Avenida Presidente Costa e Silva, bem em frente ao quartel do 11º Batalhão da PM. O desgaste do solo no local, junto a uma galeria de captação de águas das chuvas, vem provocando o escorregamento da terra, o que gera um buraco sob a calçada. Parte da ciclovia existente ali, inclusive, já apresenta rachaduras.
Pedestres e ciclistas que costumam utilizar aquela calçada temem que se um reparo não for feito no local com urgência, a erosão irá aumentar, podendo provocar o afundamento de parte da calçada e até mesmo das pistas da Avenida Costa e Silva, que integra o eixo de perímetro urbano da rodovia RJ-116, e tem grande fluxo de veículos pesados durante o dia e à noite.
“Não sabemos de quem é a competência pelo conserto que precisa ser feito aqui. Ou a Prefeitura de Nova Friburgo, ou a concessionária Rota 116 ou ainda ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. O que importa é que uma obra para sustentação do solo neste local se faz urgente, pois com os temporais de verão, o nível do rio pode subir rapidamente e a enxurrada favorecer o desmoronamento deste trecho da margem. Um acidente grave pode acontecer aqui”, alerta o morador Antônio Francisco de Menezes, que passa sempre por ali e está preocupado com a situação.
A VOZ DA SERRA procurou a Subsecretaria de Comunicação Social da prefeitura para saber se a prefeitura já tem ciência da erosão e se irá providenciar um reparo no local ou encaminhar a reivindicação ao órgão competente, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.
Deixe o seu comentário