Ernesto Carvalho declara seu amor pela azul e branco

Único escultor de isopor da cidade, ele está há quase 45 anos na escola e sonha promover oficinas para ensinar novos talentos
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alan Andrade)
(Foto: Alan Andrade)

Ele é o personagem mais icônico da escola Alunos do Samba e não estamos falando do Zé Carioca, símbolo da agremiação do distrito de Conselheiro Paulino. Ernesto Carvalho, há quase 45 anos dedicando seu trabalho, paixão e emoção à Alunão é apontado por todos como a figura mais carismática. Único escultor de isopor de Friburgo, Ernesto sente-se alegre ao representar uma das escolas mais tradicionais do município e mostra-se  animado com este carnaval. “O barracão está a todo vapor. Esse ano as pessoas estão mais animadas e vamos buscar o título, até porque nós estamos merecendo já há alguns anos”, acredita. 

Com orgulho, o escultor conta que sua primeira obra como profissional foi realizada em 1980 e lamenta a ausência de investimentos e interesse na arte. “Lá no Rio existem muitas oficinas e a criançada aprende esse ofício. Eu tenho certeza que se tiver o incentivo aqui em Friburgo outras pessoas vão querer dar continuidade a esse trabalho. Eu comecei a trabalhar com escultura de isopor por acaso. Em 1980, a escola precisava de um cavalo alado e não tinha, então eu fiz. Outras escolas são obrigadas a trazer as esculturas do Rio, nós não. Um exemplo claro: o símbolo da nossa escola é o Zé Carioca e não tem uma escultura dessa lá, então eu tive que fazer”, contou.

“Estou aqui na Alunão há 44 anos, vi a escola ganhar quatro vezes, a última em 1996. Além da Alunos do Samba, participei e desfilei por quase todas as escolas de samba friburguenses e também na Viradouro e Unidos da Tijuca”, lembrou o escultor.

 

LEIA MAIS

Verde e branco de Duas Pedras conquistou o bicampeonato no Grupo Especial. Já a azul e amarelo da Vila Amélia venceu a disputa no Grupo A

A verde e branco friburguense apresentou com toda magia o seu "Carnaval de cinema"

Atual vice-campeã quer alcançar o lugar mais alto do pódio para soltar o grito de campeão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra