Epilepsia: programa de assistência determina acesso a especialista em 24h

Projeto será encaminhado para avaliação do governador em exercício, Cláudio Castro
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Epilepsia: programa de assistência determina acesso a especialista em 24h

A lei 5.136/07, que criou o Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia, será complementada, incluindo a previsão de atendimento com especialista em até 24 horas após entrada em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e com retorno de atendimento até quatro semanas em caso de internação. É o que define o projeto de lei 1.379/19, do deputado estadual Márcio Canella (MDB), que foi aprovado na última semana em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A medida será encaminhada para avaliação do governador em exercício, Cláudio Castro.

O projeto prevê que seja assegurada a realização de exames que o médico responsável pelo atendimento ao paciente julgar necessário para a conclusão de um laudo, além de demais exames. Em casos de epilepsia de difícil controle, o paciente deve ser avaliado por especialista e, se indicado, terá assegurado o direito de implantação de estimulação do nervo vagal (VNI) ou neuromodulação e cirurgia de epilepsia, assim como os exames complementares necessários à realização desses procedimentos.

Em janeiro, outro projeto de lei (5538/19), do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), propôs a criação do Programa de Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia. O projeto, no entanto, ainda tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do programa, se for aprovado e virar lei, será diagnosticar e tratar pacientes com epilepsia e promover campanhas educativas sobre a doença, a fim de diminuir a estigmatização de pacientes. A coordenação ficará por conta do Ministério da Saúde, mas também participarão os ministérios da Educação e da Infraestrutura. A pasta da Saúde organizará um cadastro das pessoas com epilepsia, garantindo o sigilo das informações.

Segundo o projeto, entre outros pontos, o SUS deverá disponibilizar atendimento especializado em todas as unidades de saúde, fornecer a medicação necessária, realizar procedimentos cirúrgicos, disponibilizar exames, garantir leitos para internação, realizar avaliação inicial do paciente por um especialista para início do tratamento em até 24h e promover a capacitação dos servidores públicos da educação e dos transportes públicos, a fim de reconhecer sinais de crise e orientar o atendimento pré-hospitalar.     A proposta garante ao paciente, horário especial de trabalho a fim de permitir o tratamento e proíbe o empregador de dispensar funcionários em função de crises de ausência justificada.  

O que é a epilepsia

 A epilepsia é uma alteração temporária do funcionamento do cérebro caracterizada por crises e de perda da consciência, acompanhadas de convulsões que surgem em intervalos irregulares. “A epilepsia acarreta limitações à vida dessas pessoas. É preciso compreender a situação delas, pois podem ser acometidas por uma crise epiléptica a qualquer momento, em qualquer local”, alertou o deputado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde