Entenda a escolha dos primeiros a tomar a vacina contra a Covid em Friburgo

Homenagem a servidores: Renê Folly formou diversos profissionais da saúde e Odaléa Noel já imunizou milhares de pessoas na cidade
quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A vacina contra a Covid-19 chegando nesta terça-feira a Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)
A vacina contra a Covid-19 chegando nesta terça-feira a Friburgo (Fotos: Henrique Pinheiro)

O dia mais esperado em Nova Friburgo desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia, enfim, chegou. Na tarde da última terça-feira, 19, as 4.030 primeira doses de vacina contra a Covid-19 chegaram ao município e neste mesmo dia a prefeitura escolheu dois servidores públicos para serem os primeiros imunizados com doses da Coronavac.

Os vacinados não esconderam a emoção de serem contemplados com as primeiras doses. Renê Américo Folly é fiscal sanitário e tem 74 anos e Odaléa Noel é técnica de enfermagem, tem 67 anos e trabalha há 16 anos no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

Odaléa está acostumada às agulhas e seringas. Após se formar, ela iniciou sua vida profissional na clínica Santa Lúcia, em 1986. Odaléa também compôs o quadro de funcionários do Hospital Municipal Raul Sertã ainda quando a unidade era chamada de Benemérita Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Nova Friburgo.

A técnica de enfermagem (na foto, recebendo a aplicação) tem participado de diversas campanhas de vacinação, principalmente às voltadas para o público infantil. Ela é uma das encarregadas de aplicar doses dos imunizantes na população. Pelo seu trabalho dedicado à saúde dos friburguenses a Secretaria de Saúde e Subsecretaria de Vigilância em Saúde escolheu dona Odaléa para receber uma das primeiras doses do imunizante. O curioso é que os 35 anos de experiência não livraram a técnica de enfermagem do medo da agulha.

“Eu sou uma pessoa medrosa para tomar injeção, queria até ser a última a ser vacinada, mas disse para mim mesma que isso seria para o meu bem, para várias pessoas e que tive o privilégio de ser escolhida. Estou muito feliz em receber essa primeira dose, mas quero que todo o povo receba essa vacina e viva a mesma sensação que eu vivi”, riu a confidenciar à reportagem.

Humilde, simpática e sorridente, Odaléa espera que a vacina chegue para todos o mais rápido possível e pede que até este momento as pessoas mantenham distanciamento, usem álcool, não aglomerem e façam sua parte. Daqui há 21 dias dona Odaléa vai tomar a segunda dose da vacina e mesmo após o período de incubação vai continuar seguindo as medidas de restrição. “Depois do período de incubação eu vou seguir trabalhando e imunizando as pessoas. Só vou comemorar quando todo mundo estiver vacinado. Hoje eu comemoro por mim, mas quero que todos tenham acesso a essa vacina”, desejou.

Já vacinada, agora ela se prepara para começar a proteger a população. “Vou me sentir muito feliz quando terminar de vacinar a última pessoa, é um presente que peço a Deus todo dia e ficarei muito realizada”, garantiu. Se sentindo uma celebridade, ela conta que recebeu ligações de diversos familiares e amigos, parabenizando-a pelo reconhecimento. “Meus amigos de longe ligaram para mim me parabenizando. Teve ligação até de pessoas em Portugal. Estou parecendo uma pessoa famosa”, brincou.

Nossa reportagem tentou fazer contato com o senhor Renê, mas até o fechamento desta reportagem não foi possível localizá-lo. Ainda assim foi possível apurar mais detalhes de quem foi a primeira pessoa de fato a receber a dose da vacina contra Covid-19 em Nova Friburgo. Era cerca de 16h30 de terça-feira quando o senhor Renê chegou ao posto do Suspiro, ainda sem entender direito o que estava por vir. Avisado de surpresa, no momento em que fazia uma fiscalização no distrito de Campo do Coelho, o fiscal sanitário se dirigiu ao centro da cidade enquanto processava a informação.

Ao chegar ao posto de saúde, foi recepcionado pelo prefeito Johnny Maycon, a subsecretaria de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, e o subsecretário de Assistência Hospitalar, Rodrigo Fazzoli. Enquanto recebia as orientações, os subsecretários confidenciaram a Renê que sua escolha para receber a primeira dose da CoronaVac foi uma forma de homenageá-lo pelos anos de dedicação ao município e também pelos anos de magistério ao lecionar como professor na Faculdade de Odontologia. Renê ajudou a formar diversos profissionais que hoje trabalham na Secretaria de Saúde.

A pasta e sua subsecretarias subordinadas entenderam por bem oferecer a homenagem ao profissional que atuou “nos dois lados” e reconhecer o importante trabalho na formação de profissionais que hoje estão na linha de frente no combate à pandemia. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra