A Frente Empresarial e de Classe de Nova Friburgo (FEC-NF), protocolou ofícios na Prefeitura de Nova Friburgo e também na Câmara de Vereadores, reivindicando participação nas discussões voltadas à transição no transporte público municipal. Após tomar conhecimento do anúncio feito semana passada pelo prefeito Johnny Maycon confirmando a escolha do Grupo Itapemirim para assumir a operação das cerca de 80 linhas urbanas operadas hoje pela empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol), a FEC solicitou que membros da entidade também participem das discussões sobre as mudanças que o setor de transporte de passageiros no município irá passar.
A Faol comunicou à Prefeitura de Nova Friburgo sua decisão de entregar a concessão e continuará operando o serviço, pelo menos, até o dia 15 de julho, por determinação judicial. O início das atividades da empresa de ônibus Itapemirim em Nova Friburgo, no entanto, ainda não foi definida pela prefeitura. A nova empresa irá operar o setor por um ano através de um contrato emergencial até que uma licitação seja realizada pela prefeitura.
Ao justificar o envio dos ofícios à prefeitura e à Cãmara, a FEC acrescentou que, de acordo com informações passadas pela direção da Faol, atualmente, 83% das passagens de ônibus em Nova Friburgo são custeadas pelas empresas e indústrias locais que concedem os cartões vale-transporte Fricard e Riocard aos seus funcionários. Por esta razão, a FEC entendeu ser necessário ter participação formal junto ao grupo oficial de tratativas, debates e elaboração de estudos de viabilidade do transporte público no município.
O grupo de empresários que integram a Frente se fortaleceu na fase mais aguda da pandemia da Covid-19 e vem buscando contribuir efetivamente em ações de combate ao avanço do coronavírus, participando de diversas reuniões com órgãos técnicos de saúde e outros, assim como incentivando campanhas de conscientização e desenvolvimento dos negócios locais.
Integram a FEC-NF a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), a representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (SindVest), Associação dos Lojistas do Cadima Shopping (Alcas), Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Nova Friburgo, Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (Acisps), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Nova Friburgo (Setcanf), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe) e os Rotary Clubes de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário