Em visita a Friburgo, Freixo defende investimento em tecnologia

Pré-candidato ao governo do estado, deputado federal afirmou que parceria entre setor produtivo e universidades é viável
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Freixo no Instituto Politécnico da Uerj: visita a Friburgo continua neste sábado (Divulgação)
Freixo no Instituto Politécnico da Uerj: visita a Friburgo continua neste sábado (Divulgação)

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) esteve em Nova Friburgo nesta sexta-feira, 10, para discutir projetos de desenvolvimento regional com o objetivo de fortalecer a economia, gerando emprego e renda. Pré-candidato ao governo do Estado do Rio, Freixo iniciou uma série de encontros com empresários, pesquisadores e lideranças políticas e comunitárias e produtores culturais. A visita continua neste sábado, 11, na  quadra da Imperatriz de Olaria. Às 10h, ele se encontrará com produtores culturais ligados ao carnaval e as escolas de samba, para falar sobre o papel dos investimentos na cultura como motor de desenvolvimento do Rio de Janeiro. 

“O governo pode reconstruir a economia fluminense a partir de investimentos pesados nos municípios. Nova Friburgo é uma ótima referência para isso, pois é um dos municípios mais industrializados do Rio, com agricultura forte, universidades e centros de pesquisa em tecnologia. Temos que unir esses setores, apostando em tecnologia e inovação, para aumentar a produtividade, gerar mais riqueza e desenvolver toda a região”, afirmou o deputado. 

Freixo esteve no Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde se encontrou com o diretor e a coordenadora do instituto, Angelo Mondaini e Ana Moreira; o pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto de Saúde Nova Friburgo, Helvécio Povoa, e o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), André Queiroz. 

Na reunião, o parlamentar defendeu a parceria entre governo, universidade e setor produtivo para tornar ainda mais eficiente a indústria têxtil friburguense e o setor de produção metal-mecânica, que emprega milhares de trabalhadores, mas sofre com a falta de apoio do governo e a concorrência de Minas Gerais e São Paulo. 

Segundo o deputado, além do investimento em tecnologia e inovação, é necessário que o governo viabilize que as empresas tenham mais acesso a crédito e também dê suporte na capacitação dos trabalhadores do setor. “As empresas sofreram muito com a crise e estão no limite de sua capacidade financeira. O governo não pode simplesmente virar as costas para esse setor, que garante o sustento de milhares de famílias de trabalhadores. É preciso criar linhas de crédito para que os empresários possam produzir e investir, gerando mais emprego e mais renda para a cidade”, explicou. Freixo também se reuniu com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) para tratar desses assuntos. 

Potencial agrícola 

O deputado também falou sobre o potencial que a agricultura de Nova Friburgo tem para crescer. Ele comentou que a cidade é a grande produtora de frutas, legumes e flores do estado, mas ainda enfrenta dificuldades no escoamento das mercadorias. Ele defendeu o asfaltamento das estradas vicinais que estão diretamente ligadas ao transporte da produção. “Isso vai fazer com que os produtos cheguem mais rápido nas feiras e mercados e vai reduzir os custos com transporte. O mais difícil os agricultores já fazem, que é produzir, agora cabe ao governo ser parceiro para facilitar o escoamento”, argumentou. O deputado também defendeu que o governo passe a comprar diretamente a produção dos agricultores familiares para que as frutas e legumes sejam usados na merenda de toda a rede estadual de escolas e nos restaurantes populares. 

Saúde pública

Freixo conversou com moradores sobre a sobrecarga no sistema de saúde, que atende a demanda de 12 municípios vizinhos. Segundo o deputado, o Hospital Municipal Raul Sertã está no limite e o governo precisa ser um parceiro da prefeitura para desafogar a rede municipal. Segundo o parlamentar, o Estado tem que investir imediatamente não só na saúde de Friburgo, mas na ampliação da rede nas cidades do entorno para aumentar a oferta de atendimento e fazer com que as pessoas não precisem procurar o Raul Sertã para terem atendimento médico. “Outro problema grave é o Hospital do Câncer. É inaceitável que quase dez anos depois a obra não esteja pronta”, enfatizou. 

 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições