Em uma semana, 6 vezes mais internados com Covid e 2 óbitos em Friburgo

Leitos ocupados saltam de 4 para 24 e testes diários mais que dobram. Obrigatoriedade de máscaras pode voltar
quarta-feira, 01 de junho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A Praça Dermeval Barbosa Moreira lotada na sexta de carnaval, há pouco mais de duas semanas (Divulgação PMNF)
A Praça Dermeval Barbosa Moreira lotada na sexta de carnaval, há pouco mais de duas semanas (Divulgação PMNF)

Em uma semana, quintuplicou e sextuplicou o número de pacientes internados com Covid-19 em Nova Friburgo. Na terça-feira da semana passada, 24, havia somente quatro pessoas internadas: duas em enfermarias e outras duas em UTIs, nos hospitais Raul Sertã (público) e da Unimed (privado).

Sete dias depois, conforme o boletim divulgado pela prefeitura nesta terça 31, o total de internados saltou para 20. Dezessete deles estão em enfermarias, sendo 12 no Raul Sertã e cinco na Unimed. Os outros três estão em UTI: dois no Raul e um na Unimed.

O boletim desta quarta confirma a tendência de alta: já são 24 pesssoas internadas, sendo 22 em enfermarias.

Mais dois óbitos

Nesse intervalo de tempo também ocorreram dois novos óbitos, totalizando agora 933. Por motivos técnicos, segundo a prefeitura, alguns boletins relativos aos números da Covid no município deixaram de ser divulgados nos últimos dias.

As vítimas, segundo a prefeitura, são idosos com comorbidades, ambos vacinados: uma mulher de mais de 80 e um homem entre 70 e 79.

Desde o início da pandemia a cidade já teve 31.513 infectados, sendo 905 profissionais de saúde.  

A situação nos hospitais de Friburgo estava tão tranquila que muitos leitos haviam sido desativados, em consonância com a baixa  demanda. Até a semana passada, por exemplo, o Raul Sertã dispunha de dez leitos de UTI, mas apenas um estava ocupado. No último fim de semana, essa oferta baixou para dois leitos intensivos - mas todos os dois já estavam tomados nesta terça e também nesta quarta. Ou seja, será preciso acionar mais leitos caso novos pacientes dêem entrada.

Da mesma forma, os leitos de enfermaria, que eram apenas dois na semana passada, e apenas um paciente, aumentaram para 13, e 12 já estavam ocupados nesta terça. Na quarta foram abertos mais três, igualamente ocupados.

O ritmo do aumento de internados tomou velocidade na última semana: os quatro da terça pularam para sete na quarta e para dez na sexta, dobrando em apenas quatro dias.

A quantidade de testes diários também mais que dobrou em uma semana: na terça da semana passada foram feitos 197 exames e na última terça, 382. Nesta quarta foram mais 459. A proporção de resultados, no entanto, se mantém estável: cerca de 30% de positivos contra 70% negativos. Só nesta terça, foram 116 positivos, contra 266 negativos. Nesta quarta, foram 134 positivos, contra 325 negativos.

Como A VOZ DA SERRA noticiou na semana passada, um mês atrás, em 24 de abril, Nova Friburgo zerava os resultados positivos nos testes diários para Covid-19 realizados  no município. Naquele dia, todos os 28 testes realizados resultaram negativos. A realidade um mês depois, no entanto, já se desenha de forma diferente. Na segunda-feira, 23, foram realizados 173 testes, dos quais 42 resultaram positivos e 131 deram negativos.

Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. Mas longas filas voltaram a ser registradas no início desta semana.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou  que abrirá leitos caso a necessidade seja reconhecida pelos profissionais técnicos da área, visto que o Hospital Municipal Raul Sertã está preparado para prestar a assistência à Covid-19 conforme as demandas de contaminação. 

A pasta encara a atual situação como um aumento do contágio. Entretanto, como em outros momentos, foi avaliado que não houve um aumento paralelo de internados, muito menos de óbitos. "Acredita-se que isso se deve à eficácia da vacinação contra o vírus, que a cada dose demonstra um aumento na imunização e, logo, na diminuição dos riscos quando há a contaminação", diz a nota. 

A prefeitura informa ainda que segue monitorando o cenário epidemiológico através das áreas responsáveis por isso. "Caso seja analisado que há a necessidade, a gestão poderá retornar com a obrigação das máscaras. Entretanto, neste momento, será mantida a obrigatoriedade apenas em unidades de saúde e a recomendação do uso em locais fechados", afirma.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra