Em 43 dias, 343 pets castrados em Friburgo, em parceria com estado

Projeto RJPET tem por objetivo reduzir animais abandonados, esteerilizando 100 mil até o fim do ano; em Friburgo serão 2 mil
sábado, 22 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Animais de rua em Friburgo (Arquivo AVS)
Animais de rua em Friburgo (Arquivo AVS)

Graças a uma parceria com o governo do estado, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, 343 cães e gatos foram castrados gratuitamente em Nova Friburgo nos últimos 43 dias. No total, a cidade será beneficiada com duas mil castrações através do programa RJPET.

As inscrições para tutores comuns também podem ser feitas através do site : rjpet.com.br e as Inscrições para protetores de animais podem ser feitas através do e-mail: rjpet@agricultura.rj.gov.br


Desde o lançamento do projeto, em 1º de dezembro paassado, o Governo do Estado do Rio alcançou o número de dez mil castrações. Em uma ação inédita, o estado já começou a castrar cães e gatos resgatados por protetores independentes, ONGs e pessoas físicas. Em todo o Estado do Rio de Janeiro serão 100 mil animais castrados até o fim de 2022.

Só na cidade do Rio já foram 2.200 castrações e as outras 7,8 mil foram realizadas nos municípios do interior do estado. Cabo Frio, por exemplo, zerou a fila do canil municipal; Quatis zerou a fila no município. Agora as castrações estão chegando também à Baixada Fluminense. Os municípios da Baixada nunca foram assistidos por castrações gratuitas.

"Castração significa ajudar a população a ter uma qualidade de vida melhor junto a seus pets. Temos a obrigação de defender os animais. Essa é uma causa de saúde pública, que também envolve pessoas muito apaixonadas. O programa de 100 mil castrações vai diminuir muito a quantidade de animais abandonados", disse o governador Cláudio Castro.

De acordo com o secretário Marcelo Queiroz, a iniciativa está sendo essencial para reduzir o número de animais abandonados, diminuir nascimentos não planejados e controlar o número de zoonoses. O protetor independente precisa comprovar sua atividade, podendo castrar até oito animais por mês nas clínicas credenciadas. Pessoas físicas podem castrar apenas um animal nesse mesmo período. O número de castrações realizadas por ONGs varia de acordo com a quantidade de protetores que compõem o projeto.

Pelo projeto, as castrações são custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas. A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos.
 

LEIA MAIS

Próxima etapa da campanha, no dia 17, será voltada para gatos, adultos e filhotes

Convivência com o ser humano perdura há mais de dez mil anos

No total, 1.200 esterilizações serão realizadas a custo zero para o tutor

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: PET