Em 24h, mais um óbito por Covid e 10 profissionais de saúde infectados

De segunda a sexta, 674 friburguenses testaram positivos: média de 135 por dia. Só de quinta para sexta, internados subiram de 29 para 35
sábado, 04 de junho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O Hospital Municipal Raul Sertã tem 18 internados (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Hospital Municipal Raul Sertã tem 18 internados (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O boletim sobre a Covid-19 em Nova Friburgo da noite desta sexta-feira, 3, mostra um dado alarmante. Dos 109 novos casos confirmados em 24 horas, dez são profissionais de saúde infectados - um número há muito tempo estagnado em 905 que subiu para 915, conforme os registros oficiais da prefeitura. No total, desde o início da pandemia, a cidade já teve 31.678 pessoas  infectadas.  Em 24 horas, mais um óbito também foi registrado, elevando o total para 934.

Dos 482 testes realizados somente nesta sexta, no entanto, mais 156 resultaram positivos (na véspera havia sido 141). Em cinco dias, desde a última segunda-feira, 30,  674 friburguenses testaram positivos. Ou seja, em média, 135 a cada dia. 

Como A VOZ DA SERRA noticiou, a quantidade de testes diários mais que dobrou em uma semana: na terça da semana passada foram feitos 197 exames e na última terça, 382. Com a maior demanda, a prefeitura antecipou em uma hora o horário de realização de testes de Covid no posto do Suspiro: de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e às terças, a partir das 10h.  

A proporção de resultados, no entanto, se mantém estável: cerca de 30% de positivos contra 70% negativos. Só nesta terça, foram 116 positivos, contra 266 negativos. Nesta quarta, 134 positivos, contra 325 negativos. Nesta quinta, 141 contra 343 não reagentes. E nesta sexta, 156 contra 326.

Nos hospitais, mais seis pessoas precisaram de leitos em 24 horas, totalizando agora 31 internadas. Dessas, 31 estão em enfermarias de todos os hospitais. O Raul Sertã, que vem ajustando a quantidade de leitos conforme a demanda, tinha 17 ocupados na quinta e 21 na sexta.  Os internados em UTIs subiram de  três para quatro. 

Em uma semana, chegou a sextuplicar o número de pacientes internados com Covid-19 na cidade. Na terça-feira da semana passada, 24, havia somente quatro pessoas internadas.

Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. Mas longas filas voltaram a ser registradas no início desta semana.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Nova Friburgo informou que o novo óbito foi de uma mulher sexagenária com comorbidade e que havia tomado três doses da vacina contra a Covid.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de casos entre os profissionais acaba acontecendo devido à circulação do vírus e ao aumento da procura por assistência hospitalar.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra