A percepção de que os casos de Covid voltaram a aumentar esta semana em Nova Friburgo não é imaginária. Em apenas 24 horas, saltou de 18 para 24 os casos confirmados de Covid somente na Câmara Municipal de Nova Friburgo, incluindo funcionários e três vereadores (Zezinho, Walace Piran e Max Bill). Enquanto isso, a cidade registrou oficialmente 46 novos casos da doença. Ou seja, o Legislativo continua, na mesma progressão, respondendo pela metade dos casos na cidade.
Depois de a Câmara ficar fechada, emergencialmente, um dia inteiro para higienização completa, o presidente, vereador Wellington Moreira, tomou nesta sexta-feira, 27, outra medida, ainda mais radical, para enfrentar o avanço do contágio. Durante toda a semana que vem, até 3 de junho, estão suspensas reuniões solenes, audiências públicas, cursos, eventos, palestras e qualquer outro evento previsto ou agendado para ocorrer no plenário.
Estão mantidas apenas, por enquanto, as sessões ordinárias de votação, a partir de terça-feira, 31. Entre elas estão a aprovação das contas de 2020 do ex-prefeito Renato Bravo e a autorização para o vice-prefeito Serginho se licenciar para ocupar cargo no governo do estado.
As sessões deliberativas serão presenciais, mas com uso obrigatório de máscaras e distanciamento seguro. A presença será restrita a um assessor por gabinete, sendo vedada a presença de visitantes. O atendimento ao público, das 9h às 18h, também será limitado a um visitante por gabinete ou setor.
No total, Friburgo registra agora 31.187 casos, com 931 óbitos. Em relação à véspera, a quantidade de testes voltou a aumentar (de quarta para quinta caiu de 248 na para 226 e de quinta para sexta subiu para 274) e a proporção entre resultados positivos e negativos cresceu discretamente para positivos: vinha se mantendo em 25% de positivos contra 75% de negativos e, nesta sexta, passou para 30% conrra 70%. A semana fechou com 84 resultados positivos em um só dia, contra 190 não reagentes.
Hospitais já têm 10 internados
Nos hospitais, a ocupação continua baixa, mas a demanda por leitos de enfermaria e até de UTI não para de aumentar: já são dez pacientes internados, sendo sete em enfermaria e três em UTI. Na terça esse total não passava de quatro.
Há exatos dois meses, Nova Friburgo tinha conseguido zerar, pela segunda vez na pandemia e pela primeira vez desde o início do ano, a ocupação de leitos em todos os hospitais da cidade. Há um mês, estavam zerados os resultados positivos nos testes diários para Covid-19 feitos no município.
Não é a primeira vez que a sede do Legislativo friburguense fecha por causa de Covid. Em janeiro deste ano e em fevereiro de 2021 as atividades também tiveram que ser suspensas. Em janeiro foi por causa de seis casos e em fevereiro de 2021, por apenas um confirmado e vários outros suspeitos.
Curiosamente, em Brasília, o departamento médico da Câmara dos Deputados registrou mais de cem casos de Covid na última semana.
Na Prefeitura, por enquanto, todos os órgãos funcionam normalmente. Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. De segunda a sexta-feira o atendimento para os sintomáticos é feito no posto. das 8h às 16h. Às terças, o atendimento começa mais tarde, às 10h, porque no início da manhã as equipes fazem a coleta de carga viral.
Deixe o seu comentário