Em 24h, casos de Covid na Câmara saltam de 18 para 24

Medida ainda mais drástica suspende atividades no plenário pela próxima semana e restringe visitantes
sexta-feira, 27 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O plenário da Câmara de Nova Friburgo: alvo da
O plenário da Câmara de Nova Friburgo: alvo da "variante Legislativo" (Arquivo AVS)

A percepção de que os casos de Covid voltaram a aumentar esta semana em Nova Friburgo não é imaginária. Em apenas 24 horas, saltou de 18 para 24 os casos confirmados de Covid somente na Câmara Municipal de Nova Friburgo, incluindo funcionários e  três vereadores (Zezinho, Walace Piran e Max Bill). Enquanto isso, a cidade registrou oficialmente 46 novos casos da doença. Ou seja, o Legislativo continua, na mesma progressão, respondendo pela metade dos casos na cidade. 

Depois de a Câmara ficar fechada, emergencialmente, um dia inteiro para higienização completa, o presidente, vereador Wellington Moreira, tomou nesta sexta-feira, 27, outra medida, ainda mais radical, para enfrentar o avanço do contágio. Durante toda a semana que vem, até 3 de junho, estão suspensas reuniões solenes, audiências públicas, cursos, eventos, palestras e qualquer outro evento previsto ou agendado para ocorrer no plenário.

Estão mantidas apenas, por enquanto, as sessões ordinárias de votação, a partir de terça-feira, 31. Entre elas estão a aprovação das contas de 2020 do ex-prefeito Renato Bravo e a autorização para o vice-prefeito Serginho se licenciar para ocupar cargo no governo do estado.  

As sessões deliberativas  serão presenciais, mas com uso obrigatório de máscaras e distanciamento seguro.  A  presença será restrita a um assessor por gabinete, sendo vedada a presença de visitantes. O atendimento ao público, das 9h às 18h, também será limitado  a um  visitante por gabinete ou setor.

No total, Friburgo registra agora 31.187 casos, com 931 óbitos. Em relação à véspera, a quantidade de testes voltou a aumentar (de quarta para quinta  caiu de 248 na para 226 e de quinta para sexta subiu para 274) e a proporção entre resultados positivos e negativos cresceu discretamente para positivos: vinha se mantendo em 25% de positivos contra 75% de negativos e, nesta sexta, passou para 30% conrra 70%. A semana fechou com 84 resultados positivos em um só dia, contra 190 não reagentes.

Hospitais já têm 10 internados

Nos hospitais, a ocupação continua baixa, mas a demanda por leitos de enfermaria e até de UTI não para de aumentar:  já são dez pacientes internados, sendo sete em enfermaria e três em UTI. Na terça esse total não passava de quatro.

Há exatos dois meses, Nova Friburgo tinha conseguido zerar, pela segunda vez na pandemia e pela primeira vez desde o início do ano, a ocupação de leitos em todos os hospitais da cidade. Há um mês, estavam zerados os resultados positivos nos testes diários para Covid-19 feitos no município.

Não é a primeira vez que a sede do Legislativo friburguense fecha por causa de Covid. Em janeiro deste ano e em fevereiro de 2021 as atividades também tiveram que ser suspensas. Em janeiro foi por causa de seis casos e em fevereiro de 2021, por apenas um confirmado e vários outros suspeitos. 

Curiosamente, em Brasília, o departamento médico da Câmara dos Deputados registrou mais de cem casos de Covid na última semana. 

Na Prefeitura, por enquanto, todos os órgãos funcionam normalmente. Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. De segunda a sexta-feira o atendimento para os sintomáticos é feito no posto. das 8h às 16h. Às terças, o atendimento  começa mais tarde, às 10h, porque no início da manhã as equipes fazem a coleta de carga viral.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra