Eleitores que ainda não tem o e-Título não devem deixar para baixá-lo na última hora

Justiça Eleitoral alerta para a possibilidade de congestionamento na rede no dia e nas vésperas da votação devido a muitos acessos simultâneos
segunda-feira, 09 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) alerta que devido ao primeiro turno das eleições municipais de 2024 estarem se aproximando, os eleitores que ainda não atualizaram o aplicativo e-Título devem fazê-lo o quanto antes, com o objetivo de garantir tranquilidade e facilidade no momento de participar do pleito que acontecerá no próximo dia 6 de outubro, um domingo. 

A recomendação é que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar "eventuais filas virtuais" no dia e nas vésperas da votação, podendo comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Na última quinta-feira, 5, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, incentivou a atualização do aplicativo. No início  da sessão plenária, ela avaliou o procedimento como tranquilo e fácil. "Gostaria de lembrar,mais uma vez, às eleitoras e aos eleitores que não deixem essa atualização para os últimos dias”, frisou a ministra.

Como atualizar

Para realizar o procedimento, é preciso acessar a aba de atualização de aplicativos nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, a depender do tipo celular utilizado, e clicar em "atualizar". Fazendo isso, o e-Título já estará com a versão mais recente disponível.

Basta o e-Título?

No comunicado, o TSE reforçou,que, para votar, é preciso apresentar apenas um documento oficial com foto. Para quem quiser se identificar apenas pelo e-Título,o perfil no aplicativo precisa vir com foto, o que só é possível por meio de cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.

Funcionalidades

Desde que foi lançado, no final de 2017, o aplicativo ganhou diversas funcionalidades, além de consultar o local de votação, é possível emitir certidões, justificar ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral e inscrever-se como mesário voluntário.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: