É fake a informação, passada adiante por integrantes do alto escalão da prefeitura, de que o prefeito Renato Bravo teria decretado controle de acesso rigoroso nas entradas de Nova Friburgo, já a partir desta segunda-feira, 23. De acordo com a falsa notícia, que trazia a logomarca da prefeitura, só seria dada permissão para agentes de saúde, de segurança, das concessionárias de serviços como água, energia e rodovias e de logística (caminhões).
A informação supostamente oficial avisava ainda que hotéis não poderiam mais realizar qualquer tipo de check-in e que, no comércio, estaria permitido o funcionamento apenas de supermercados, farmácias, postos de combustíveis e distribuidoras de gás - o que é parcialmente verdade. Além de bares e restaurantes, o segmento pet também só poderia operar por delivery, acrescentava a falsa nota, repassando outro equívoco.
Na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Comunicação da prefeitura esclareceu que vale o escrito no decreto 516: funcionarão normalmente farmácias, supermercados e mercados, feiras, açougues, peixarias, hortifrutis, lojas do segmento pet, distribuidoras de gás e de água, padarias, postos de combustíveis e indústrias de alimentos. Lojas de provedores de internet e TV a cabo não terão atendimento presencial, mas estarão oferecendo assistência técnica. Lojas do comércio em geral, confecções e indústrias paralisam suas atividades até pelo menos o dia 6 de abril.
Fake news
Em meio aos tempos difíceis que o mundo atravessa por conta da pandemia de coronavírus, o jornal A VOZ DA SERRA reforça o seu compromisso com a notícia de qualidade e verídica. Nossos jornalistas, todos eles com formação acadêmica e especializada na área de comunicação social, trabalham sempre alertas para que a informação levada a público respeite a ética, a moral, e preze pela segurança pública e confiabilidade.
Diariamente temos contato com informações falsas que circulam em redes sociais e, como se viu nesta segunda-feira, oriundas do próprio poder público.
A difusão de informações falsas é crime e nos tempos atuais se torna altamente irresponsável, com impacto direto na vida dos cidadãos.
Deixe o seu comentário