A Prefeitura de Nova Friburgo disponibiliza nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a segunda alocação das vagas para novos alunos da rede municipal que realizaram a pré-matrícula. O acompanhamento da listagem de classificação deve ser feito pelos responsáveis e ficará no mesmo endereço eletrônico da primeira alocação, no site oficial da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br). A Secretaria Municipal de Educação (SME) destaca que o responsável deve procurar a unidade escolar a partir desta quarta-feira, 2, dentro do prazo de três dias úteis, quando o aluno for alocado. Para quem não se inscreveu no período de pré-matrícula, o sistema de matrícula será reaberto no dia 7 de fevereiro e ficará disponível para quem não realizou a pré-matrícula no mês de dezembro, com atualização das vagas toda sexta-feira, a partir do dia 11 de fevereiro. A estimativa é que, este ano, a rede municipal atenda mais de 18 mil alunos.
A distribuição das vagas para educação infantil e ensino fundamental ainda seguirá os seguintes critérios classificatórios para alocação, em ordem de prioridade: candidato com deficiência e/ou público-alvo da educação especial, na forma da Lei número 13.146/2015; candidato que estava inscrito no cadastro de espera de 2021 e que não conseguiu locação, candidato cuja família seja beneficiada pelo Programa Bolsa Família (Programa Auxílio Brasil), irmãos estudando na mesma unidade escolar, candidato cuja mãe esteja em situação de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei número 13.882/2019, e responsável legal se servidor público municipal de Nova Friburgo.
A SME está trabalhando para que a redução da fila de espera por vaga seja efetivada. Prova disso, são as locações de alguns imóveis e desapropriações de espaços que serão primordiais para criações de novas vagas. Além disso, visando o retorno mais qualitativo e seguro de toda a comunidade escolar para as aulas do ano letivo de 2022, obras e reformas estão em andamento desde o início do ano passado em grande parte das 122 unidades escolares municipais.
Na rede estadual, mais uma chance para conseguir vaga
Os estudantes que não confirmaram a matrícula nas escolas da rede estadual para o ano letivo de 2022 ou perderam o prazo terão uma nova chance nesta semana para garantir uma vaga em uma escola estadual. O procedimento deve ser feito pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Diferente da fase anterior de matrículas, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas de cada escola.
Ao concluir a pré-matrícula no site, o candidato, ou seu responsável (para menores de 18 anos), deverá comparecer à escola escolhida com a documentação necessária em até dois dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição. É necessário ter em mãos: certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua; CPF, se possuir - original (será devolvido no ato); histórico escolar ou declaração da última escola em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso) e comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula.
Transferências de escola
A partir desta quarta-feira, 2, os alunos já matriculados na rede estadual de ensino público poderão realizar, exclusivamente através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, a transferência imediata, caso haja a disponibilidade de vaga, e/ou o preenchimento de um cadastro para transferência informatizada. Em todos os casos, o aluno deverá informar o seu número de matrícula ativa em 2022, no ato da inscrição. As aulas na rede estadual começam na próxima segunda-feira, 7, totalmente presenciais.
Deixe o seu comentário