A 27ª edição do Dia do Desafio, mobilização mundial contra o sedentarismo que acontece sempre na última quarta-feira de maio, portanto hoje, 26, será novamente online, assim como em 2020, por causa da pandemia. Para estimular a população a se exercitar, o Sesc RJ preparou uma programação com mais de 70 atividades que serão transmitidas em seu canal do YouTube e nos perfis de Instagram de suas unidades no estado.
A agenda conta com aulas de aero boxe, crossfit, pilates, ginástica, judô, yoga, tai chi chuan, HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), circuito funcional, exercícios aeróbicos, caminhada virtual, além de desafios e atividades lúdicas relacionadas com modalidades esportivas diversas. A programação completa pode ser acessada no site do Sesc RJ.
Em seu formato original, o Dia do Desafio consiste em uma competição saudável entre cidades, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas a parar sua rotina e, por pelo menos 15 minutos, realizar uma atividade física. No formato adaptado, não há competição, e as atividades são transmitidas pelas redes sociais. A coordenação mundial do evento é da Tafisa (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da Isca (International Sport and Culture Association) e da Unesco.
Além dos exercícios físicos, a programação contempla lives com participação de ídolos do esporte, como Bernardinho (técnico do Sesc Flamengo) e Clodoaldo Silva (nadador paralímpico), às 16h, no YouTube do Sesc RJ. Para ampliar o alcance da campanha, o Sesc convida os participantes das atividades a registrarem em vídeos e fotos seus exercícios e compartilhá-los nas redes sociais marcando @sescrio e #DiaDoDesafio2021.
Sobre o Dia do Desafio
Ao longo dos últimos 26 anos, o Dia do Desafio, coordenado mundialmente pela Tafisa - The Association For International Sport for All e, no Continente Americano, pelo Sesc São Paulo com apoio institucional da Isca - International Sport and Culture Association e da Unesco, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.
O evento teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.
A importância da atividade física
Os benefícios do exercício físico regular são expressivos para serem ignorados e independem de idade, sexo ou capacidade física. A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. O exercício pode ajudar a prevenir o excesso de peso ou a manter a perda dele. Quando você se envolve em atividades físicas, queima calorias. Quanto mais intensa ela for, maior será essa queima. Exercitar-se também ajuda a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas de saúde, como acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
A revista médica The Lancet lançou uma série de estudos que atribuem resultados positivos à atividade física: melhora na qualidade de vida e sono, redução do estresse e maior relacionamento e conexão social. Os estudos alertam ainda que a falta de movimentação está associada ao risco aumentado de ansiedade, estresse e depressão.
Para quem deseja ser mais ativo e aproveitar a importância da atividade física, basta escolher um estilo que caiba em seu tempo livre e nas suas preferências. Procure algo que você realmente goste de fazer e faça disso um compromisso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável praticar exercícios, pelo menos, durante 150 minutos por semana.
Deixe o seu comentário