Mesmo com frio intenso do último fim de semana em Nova Friburgo, muitos pais saíram de casa no sábado, 20, para levar seus pequenos para tomar as gotinhas contra a poliomielite e colocar as cadernetas de vacinação em dia. É que, nesse dia, aconteceu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e Multivacinação. Na ação, 793 crianças receberam a vacina contra a pólio: 129 com um ano, 237 com dois, 225 com três e 202 com quatro anos.
O Dia D foi realizado nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, onde 184 crianças tomaram a gotinha; no Tunney Kassuga, em Olaria, onde 123 pequenos foram imunizados contra a pólio; no Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, 146 crianças tomaram a vacina; 91 pequenos foram ao José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e 249 se imunizaram no Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino.
Além da vacinação contra a Poliomielite, outros 17 imunizantes destinados às crianças e adolescentes também estavam sendo aplicados nos postos de saúde para a atualização da caderneta de vacinação da garotada. A VOZ DA SERRA solicitou à Secretaria Municipal de Saúde o número dos outros imunizantes aplicados, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta.
Mas os pais que não conseguiram levar os pequenos aos postos no Dia D tem até o início de setembro colocar em dia a vida vacinal dos filhos. A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação continua nas salas de vacina destes cinco postos de saúde.
Estratégia para estimular a vacinação infantil
De acordo com o Ministério da Saúde, a adoção da estratégia de multivacinação acontece diante do cenário de baixas coberturas vacinais e a reintrodução do sarampo, além do risco da reintrodução da poliomielite e o aumento de casos de doenças até então controladas.
Segundo ainda o Ministério da Saúde, todos os imunizantes do calendário do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão com baixa cobertura vacinal. E a da pólio está no mesmo caminho. Em 2015, o Brasil vacinou 98,3% dos pequenos, contra a poliomielite. Em 2021, essa cobertura vacinal caiu para 69,9%. Já no Estado do Rio de Janeiro, a situação está ainda mais crítica: enquanto houve cobertura de mais de 100% em 2015, em 2021, apenas 53,9% do público alvo foi imunizado contra a poliomielite.
Vacinas contra Covid-19 e Influenza também foram aplicadas no Dia D
Não foram só as crianças que puderam colocar as vacinas em dia na ação Dia D do último sábado. Adultos também receberam as doses dos imunizantes contra Covid-19 faltosas e contra Influenza, vírus causador da gripe. E, apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS), ter anunciado na última quinta-feira, 18, a recomendação da dispensa da quarta dose para a população em geral, Nova Friburgo continua disponibilizando essa dose para todos, além também de liberar essa dose para adolescentes imunossuprimidos.
De acordo com os especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização da OMS, não é mais necessária a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em todos, somente nas pessoas que integram os grupos de risco, principalmente os doentes crônicos, os que têm síndromes respiratórias, idosos, grávidas e imunossuprimidos (pacientes com câncer ou doenças autoimunes), além dos profissionais de saúde.
Segundo avaliação da equipe, pessoas jovens e saudáveis conseguem uma proteção duradoura após o primeiro reforço da vacina contra a Covid (terceira dose). Dessa forma, para a OMS a quarta dose fica restrita aos grupos com alto risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer após infecção do coronavírus.
A VOZ DA SERRA questionou a prefeitura sobre a continuidade da oferta da quarta dose no público em geral, mas também não obteve resposta até o fechamento desta edição. As terceiras, segundas e primeiras aplicações continuarão sendo ofertadas nessa semana, nos locais de vacinação contra a Covid-19.
Quinta dose disponível em Nova Friburgo
Desde ontem, 22, Nova Friburgo está aplicando a quinta dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura, as orientações do Ministério da Saúde são de que os imunossuprimidos (pacientes com cãncer ou doenças autoimunes) com mais de 18 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) imunossuprimidas acima dos 18 anos procurem os locais de aplicação da vacina contra a Covid-19 para receber a quinta dose.
Vacinação contra a Influenza também continua
A vacinação contra a gripe continua sendo realizada em Nova Friburgo durante essa semana. Até sexta-feira, 26, o imunizante contra o vírus Influenza será oferecido para toda população acima dos 6 meses de vida.
A vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos, exceto crianças, acontece de segunda à sexta, nos postos do Suspiro e de Olaria, das 8h às 18h. No posto de São Geraldo, das 8h às 16h, e no ginásio Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão) em Conselheiro Paulino, a aplicação é das 9h às 16h. No Cordoeira, das 8h às 13h. Nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), a aplicação acontece sempre às terças-feiras, das 8h às 13h.
Já a vacinação pediátrica contra a Covid-19, acontece nesta terça, 23, e quarta-feira, 24, nos postos de Olaria e do Suspiro, das 8h às 18h e nos postos de Conselheiro Paulino e São Geraldo, das 8h às 16h. Para a vacinação é preciso apresentar documentos pessoais, como a carteira de identidade e CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a caderneta de vacinação.
A vacinação contra a gripe em crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias estão sendo aplicadas nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. A população com mais de 5 anos, pode receber a vacina de segunda a sexta-feira, nos postos do município.
Deixe o seu comentário